VEREADORES NA TRIBUNA – CÂMARA MUNICIPAL DE FRANCA
Na manhã desta terça-feira (20) os vereadores estiveram reunidos na Câmara Municipal de Franca para discussão de vários temas no Expediente (período da manhã) da 29º Sessão Ordinária.
1-) Marcelo Tidy lamenta violência no trânsito e cobra fiscalização de ambulantes
O vereador Marcelo Tidy (DEM) fez um alerta sobre o aumento de acidentes de trânsito no município. O parlamentar lamentou os recentes casos que terminaram em mortes e defendeu medidas mais abrangentes de combate e prevenção à violência no trânsito.
‘Que a Prefeitura faça uma campanha, forte e eficaz, porque nós precisamos melhorar a segurança do trânsito na nossa cidade’ disse o vereador.
Outro tema, foi a cobrança com relação as providências que serão tomadas quanto a situação de comerciantes ambulantes no município.
‘Todo mundo tem direito de trabalhar, mas eles precisam respeitar quem está trabalhando de forma correta, eu não acho justo parar na porta de outros estabelecimentos’ alertou o parlamentar.
2-) Zezinho Cabeleireiro cobra mais investimentos no trânsito e agilidade na habitação
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) usou a Tribuna e pontuou dois temas importantes e que gera muitas reclamações no município.
O parlamentar questionou sobre a necessidade de mais sinalização de ruas e avenidas em bairros como, por exemplo, Planalto, São Luiz, Paulistano, Panorama e a instalação de semáforos em trechos onde há riscos de acidentes.
‘Precisa melhorar o setor de trânsito da cidade, não há necessidade de colocar mão única em rua que não tem movimento’ disse o vereador.
Zezinho também enfatizou sobre a questão de moradias populares e os serviços prestados na cidade. ‘A Central de Habitação tem que existir e funcionar para dar atendimento as pessoas que precisam resolver seus diversos problemas’ enfatizou Zezinho.
3-) Gilson Pelizaro critica fechamento de leitos Covid-19 e alerta sobre crise hídrica
O vereador Gilson Pelizaro (PT) destacou em sua fala na Tribuna a preocupação sobre o crescimento de índices de casos de Covid-19 e o fechamento de leitos para atendimento de pacientes.
O parlamentar comentou sobre o vídeo publicado pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) sobre a volta do município com a maior taxa de transmissão da doença no Estado e a possibilidade de novas medidas de restrição.
Gilson reforçou que há necessidade de campanhas de conscientização para alertar a população sobre a gravidade da doença, além das medidas de ampliação e estruturação da rede de atendimento aos pacientes.
‘A doença é traiçoeira e se não tiver a devida atenção do poder público nós vamos ter problemas. É preciso uma campanha mais agressiva e mostrar como é a consequência desse vírus para as pessoas entenderem’ alertou o parlamentar.
Outro ponto destacado foi a sua preocupação quanto à possibilidade de falta de água em decorrência da crise hídrica. ‘Não adianta jogar somente a culpa em São Pedro, cadê a obra de captação de água do Rio Sapucaí? E agora como vai ficar?’ questionou o vereador.
4-) Carlinhos Petrópolis Farmácia pede união sobre impositivas e destaca mudanças na construção civil
O vereador Carlinhos Petrópolis Farmácia (PL) falou sobre a necessidade de planejamento do legislativo para atendimentos com repasses de recursos por meio das emendas impositivas solicitadas pelas entidades.
‘A gente tem que tratar isso em conjunto senão as coisas ficam complicadas, tratar junto com o Executivo para não acontecer como em outros anos, só fazer emendas impositivas e depois não serem contempladas’ disse Carlinhos.
O parlamentar ainda convidou aos profissionais e a população sobre os esforços para melhorar o processo de avaliação de obras no município.
Nesta quarta-feira (21) uma Audiência Pública será realizada às 19h no Auditório da Secretaria Municipal de Educação para debate sobre as mudanças do novo Código de Edificações de Franca.
‘A gente sabe que toda mudança gera transtorno, a gente espera que isso seja feito o mais breve possível para que a construção civil seja de outra forma’ disse o parlamentar.
ORDEM DO DIA - 29ª SESSÃO ORDINÁRIA
Câmara aprova conselhos de Trânsito e Transporte e Segurança Alimentar
Nesta terça-feira (20) a Câmara Municipal de Franca realizou a sua 29ª Sessão Ordinária. A reunião começou às 9h com a leitura de documentos e uso da Tribuna (Expediente) e as votações são realizadas a partir das 14h, durante a Ordem do Dia.
Os vereadores aprovaram por unanimidade duas propostas apresentadas em Regime de Urgência pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
Uma delas referente ao Projeto de Lei (PL) de nº 86/2021 que alterou a nomenclatura do Conselho de Combate ao Desperdício e de Ação Contra a Fome e a Miséria para Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – COMSEA Franca.
Também em Regime de Urgência foi aprovado o PL nº 99/2021 sobre a criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Franca – CMTT FRANCA. A proposta foi adequada após recomendação do legislativo já que havia Lei semelhante aprovada na Casa de Leis.
Na pauta ainda o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 22/2021 de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) revogando a Lei Complementar nº 342 de 29 de dezembro de 2020 que trata sobre aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Na prática é uma adequação já que os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei (PL) de nº 61/2021 com um novo texto com todos os detalhes do Plano Municipal de Saneamento Básico incluindo as ações desenvolvidas e previstas como, por exemplo, abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
Também recebeu sinal verde o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 28/2021 do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) que institui a contribuição de melhoria para pavimentação e drenagem em trecho da Rua Vicente Raymundini, na Vila Raycos.
De iniciativa do vereador Marcelo Tidy (DEM) também foi aprovado o PL nº 69/2021 denominando Silvia Regina Barcellos Ochi a Rua 106, no Residencial São João Batista.
O vereador Carlinhos Petrópolis Farmácia (PL) propôs e foi aprovado o Requerimento nº 259/2021 pedindo informações à administração municipal sobre a possibilidade de implantar o Projeto Mais Luz em Franca.
Duas Moções de Aplausos também foram analisadas e aprovadas no Plenário sendo a de nº 58/2021 de autoria do vereador Daniel Bassi (PSDB) parabenizando a Rádio Franca do Imperador pelos 50 anos de existência e atividades prestadas em Franca.
E de autoria do vereador Luiz Amaral (REPUBLICANOS) a de nº 59/2021 pela comemoração dos 44 anos da Igreja Universal.
NOTA OFICIAL
A Câmara Municipal de Franca informou que nesta terça-feira, dia 20 de julho, a 29ª Sessão Ordinária foi transmitida pelo Facebook da Casa de Leis francana.
Em virtude da modernização com a substituição de equipamentos de áudio e vídeo do Plenário. Dessa forma a transmissão não foi feita pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3 e pelo canal do Youtube.
O legislativo reforça seu compromisso com a transparência e se coloca inteiramente à disposição da população, e que não mede esforços na busca pela melhoria da estrutura para acompanhamento das votações e discussões do parlamento francano
(Comunicação Institucional da Câmara)