José Barbosa Silva, o Zezinho Cabeleireiro, nasceu em Coqueiral (MG), no dia 11 de setembro de 1962, filho de Lasaro Barbosa e Maria Da Conceição Barbosa. É casado com Aline Barbosa e tem cinco filhos, Karina, Kaique, Kaisa, Maicon e Patricia, além de uma neta, Kauane.
Zezinho veio para Franca em 1977. Inicialmente, começou a trabalhar como sapateiro em indústrias de calçados da cidade, tendo trabalhado por longos anos no Calçados Decolores, onde formou grandes amizades. Também trabalhou em banca de pesponto, como vendedor de sapatos autônomo e por fim, em 1983, matriculou-se no Curso de Cabeleireiro da Escola Central. No ano seguinte, já formado, montou salão próprio junto com seu amigo Valzoni, com quem manteve sociedade por muitos anos. Atualmente, Zezinho trabalha com seu filho Kaique na Barbearia Barbosa, localizada na Avenida Brasil.
Iniciou na vida política por insistência de seus amigos e clientes e, já na primeira eleição para vereador, em 2000, conquistou a segunda suplência do seu partido com 909 votos, superando muitos adversários de renome. Nas eleições seguintes, foi eleito com 2169 votos para a legislatura de 2005-2008 na Câmara Municipal de Franca pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), tendo cumprido o mandato com grande honraria.
Candidatou-se novamente para a reeleição em 2008, mas, apesar de seus 2480 votos, não conseguiu se eleger em razão do coeficiente partidário. Na ocasião, foi o 11º candidato a vereador mais votado.
Na gestão municipal 2009-2012, foi convidado pelo então prefeito de Franca Sidnei Rocha para ser gerente na EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) e supervisionar a ampliação do asfalto nos bairros Residencial Ana Dorothea, Jardim Cambuí, Residencial Sinsaúde, Jardim Anita, Jardim Paulo Archetti, Jardim Marambaia e Jardim Elimar, entre outros. Zezinho permaneceu no cargo até o final do mandato de Sidnei e cumpriu a meta de asfaltar mais de 15 bairros francanos, proporcionando melhor qualidade de vida para mais de 20 mil famílias do município.
Em 2012, participou do pleito eleitoral pelo PPS (Partido Popular Socialista) e foi novamente coroado com a vitória, obtendo 3057 votos. Durante seu mandato de 2013 a 2016, conciliou a carreira de cabeleireiro com suas atividades políticas e realizou diversas ações em prol da população:
“Desenvolvemos vários projetos importantíssimos, como a solicitação para implantar guard rails (defensas) nos córregos da cidade e instalar pistas de ciclovias nas vias públicas. Fizemos um trabalho maravilhoso”.
Zezinho novamente disputaria as eleições para vereador em 2016. Desta vez, ele conquistou a expressiva marca de 2749 votos e foi, novamente, o 11º candidato mais popular do pleito. Contudo, assim como na eleição de 2008, o quociente eleitoral o impediu de assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Franca. Em 2016, candidatou-se a uma vaga de deputado federal pelo partido Patriota, recebendo 4.660 votos, insuficientes para conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Ele seria bem-sucedido nas eleições municipais de 2020. Com 2.273 votos, Zezinho retornou à Câmara pelo PP (Progressistas):
“Para mim, é um orgulho muito grande ser vereador de uma cidade igual Franca, onde, desde quando entrei na política, prestei muitos serviços à comunidade. Ainda temos vários projetos para tornar realidade. Vou focar muito na área da construção civil neste novo mandato, porque é um absurdo o fiscal de obras chegar numa obra e interditá-la. Aí dispensa o pedreiro, o servente, a casa de material para construção deixa de vender... O fiscal na verdade está cumprindo a lei; o problema está dentro da Prefeitura. A gente não pode ficar brecando e parando setor que gera emprego”.
Sobre essa questão, Zezinho já participou de uma reunião com o prefeito Alexandre Ferreira, engenheiros e arquitetos, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento da área da construção civil. O parlamentar espera que o chefe do Poder Executivo encaminhe projeto à Câmara visando a agilizar o processo de construção de obras, principalmente a emissão da Certidão de Uso do Solo.
Em 2024, Zezinho obteve 2.333 votos e foi reeleito para o quarto mandato no Legislativo francano.