Patriota ressalta projetos na saúde, caminhada inclusiva e faz defesa das famílias

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

19 de fevereiro de 2026

Imagem de capa da Notícia

Durante uso da Tribuna na manhã desta terça-feira (19), na 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, o vereador Leandro O Patriota (PL) abordou temas ligados à saúde pública, mobilização social, inclusão e também fez críticas a acontecimentos recentes de repercussão nacional.

Atuação parlamentar

Logo no início do pronunciamento, o parlamentar agradeceu o apoio de seguidores e munícipes que o procuram para encaminhamento de demandas.

Ao comentar o alcance do seu trabalho nas redes sociais, afirmou: “nós tivemos 66,4% de seguidores, pessoas que não conheciam nosso trabalho e estão conhecendo por meio da rede social. Também agradecer 33,3% de pessoas que acompanham no dia a dia nosso trabalho. São 853 mil visualizações de pessoas que acompanham nossas fiscalizações, e o trabalho que estamos fazendo diariamente”.

Destaques na saúde

Na área da saúde, Patriota relembrou projetos de sua autoria aprovados pela Casa, destacando a iniciativa que garante o agendamento prévio da data para retirada de cateter por pacientes.

Ele também mencionou o apoio prestado à munícipe Karolina, que sofreu um acidente e precisa realizar um tratamento de alto custo. Segundo relatou: “ela precisa fazer um tratamento que tem um custo elevado para que a família possa arcar com esse tratamento, fizemos um vídeo, pedimos apoio da população e o resultado foi muito positivo. Foi arrecadado o valor de R$ 4.213,40 e o custo que precisa é de R$ 5 mil, e tenho certeza que até fim da semana o valor total vai ser conseguido”.

Ainda sobre saúde, o vereador comentou pesquisa conduzida pela Dra. Tatiana Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), voltada a pacientes com lesão medular grave, incluindo casos de tetraplegia. Foram mais de 20 anos de estudos sobre a laminina proteína da matriz extracelular responsável por sustentar e organizar células nos tecidos, foi desenvolvida uma proteína derivada da placenta, chamada polilaminina, capaz de estimular a reconexão neuronal em medulas espinhais lesionadas.

“Por isso fizemos uma moção de aplausos para a Dra. Tatiana Sampaio. Infelizmente, tem uma parte triste dessa questão é que nós perdemos a patente internacional por falta de investimento”, declarou o presidente da Comissão de Saúde da Casa.

Caminhada inclusiva

O parlamentar também convidou a população para a Caminhada em Favor das Crianças com Deficiência Visual, marcada para domingo (22), às 8h, com saída da Praça Central e chegada ao Posto Paineirão.

Ele informou: “eu tive informações de que os livros em braile para crianças com deficiência visual vão chegar em março”. E reforçou: “vamos manter essa caminhada em defesa das crianças com deficiência visual, é uma maneira de ajudar para que isso não aconteça mais, e as crianças fiquem sem material didático. É a primeira vez em quatro décadas que isso acontece”.

Defesa das famílias

Na parte final do discurso, Patriota criticou o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói. “fico revoltado porque as prioridades desse governo são outras, a gente viu, acompanhou nesse desfile de carnaval que uma escola de samba Acadêmicos de Niterói. Na minha opinião fizeram uma coisa desnecessária, acho que para fazer a sua parte no carnaval, você que gosta de carnaval, pessoal que escreveu o enredo não precisa atacar a fé de ninguém, a crença de ninguém, você pode fazer seu carnaval apoio a quem quiser, seja Presidente da República, seja Ministro da nossa mais alta corte, pode fazer a homenagem que quiser, mas não precisa atacar a fé das pessoas”, afirmou.

Ele acrescentou: “não tem necessidade de fazer isso, eu achei uma falta de respeito colocar as famílias dentro de uma lata, representando as famílias conservadoras”. Em seguida, fez um apelo: “se você não gosta das famílias conservadoras do país, é só respeitar”.

O vereador ainda declarou: “Alguns acharam que foi o máximo, a desconstrução da família. Isso afetou muito as famílias de nosso país, mas o tiro saiu pela culatra. Uma que a escola de samba foi rebaixada, e a outra que as famílias entenderam que estamos sob ataque direto das pessoas que descontroem os conceitos familiares”.

Ao encerrar, afirmou: “temos a oportunidade de seguir um novo caminho, seguir uma nova rota, não estou para criticar as pessoas que escolheram esse caminho, mas para dizer que possa abrir seus olhos e repensar as suas atitudes e decisões. Nós temos em nossas mãos a oportunidade de mudança”.

Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.