Walker Bombeiro cobra respostas do Hemocentro, aponta falhas na educação e cobra ampliação da Guarda Civil
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
10 de fevereiro de 2026
O vereador Walker Bombeiro da Libras (PL) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Franca na manhã desta terça-feira (10) para abordar uma série de temas que, segundo ele, impactam diretamente o atendimento à população, com destaque para saúde, educação, segurança pública e execução de emendas impositivas.
Núcleo de Hemoterapia
Inicialmente, o parlamentar voltou a tratar das mudanças previstas no Núcleo de Hemoterapia de Franca, assunto que já havia sido levantado por um munícipe na sessão anterior.
Walker relatou que foi procurado por moradores preocupados com a possível redução dos serviços oferecidos na unidade. “Ontem um casal veio ao nosso gabinete para falar que vai fechar uma ala do Hemocentro, um ambulatório, e lá tem uma máquina que separa os hemocomponentes para fazer os procedimentos. E o número de máquinas que foi enviado ao Brasil veio menor que o esperado”, afirmou.
Segundo o vereador, o Núcleo de Hemoterapia de Franca é gerenciado pelo Hemocentro de Ribeirão Preto, onde ele busca informações mais detalhadas sobre a decisão.
“Mais uma vez Franca vai ser prejudicada por ser mais ou menos perto de Ribeirão Preto, e foi decidido que Franca não receberia essa máquina, então, aqui vai fazer só a coleta de sangue”, disse.
Walker alertou para a preocupação de profissionais da área e defendeu uma mobilização da Câmara.
“Tem muitos profissionais e pessoas que estão preocupadas e convido todos os vereadores, especialmente aqueles que fazem parte da Comissão de Saúde, para visitarmos o Hemocentro em Ribeirão Preto e entender melhor o que está acontecendo.”
Ele reforçou a urgência do tema. “Tem que ser rápido, pois a mudança está prevista para março e pode causar um impacto gigantesco para a população.”
Suspensão de terapias
Outro ponto abordado foi a área de saúde, especialmente a suspensão de terapias para crianças atendidas por decisão judicial.
“Fui procurado por um grupo de pais dizendo que várias terapias foram suspensas. Aqueles pais que entram na justiça para ter direito a fisioterapia, equoterapia, terapia ocupacional, e que estão tendo muita dificuldade de diálogo na Prefeitura”, relatou.
O vereador questionou o impacto dessas interrupções. “A gente precisa entender o que realmente está acontecendo, tem gente que não sabe o impacto negativo na vida da criança e de toda a família, quando ficam sem terapia.”
E defendeu uma reunião para esclarecimentos. “Precisamos também marcar uma conversa para entender o que está acontecendo.”
Guarda Municipal e segurança
Como presidente da Comissão de Assuntos de Segurança, Walker voltou a cobrar do Executivo melhorias para a Guarda Municipal, incluindo ampliação do efetivo e melhores condições de trabalho.
“Não é surpresa para ninguém o quanto essa Casa está batalhando para conseguir melhorias, contratação de novos guardas e na instalação da Guarda Civil. Já fizemos tudo o que estava ao alcance da Câmara Municipal foi feito.”
Ele lembrou ainda de compromissos assumidos pelo Executivo. “Inclusive foi prometido que a Prefeitura usaria parte do duodécimo da Câmara para fazer uma reforma no prédio da Câmara Municipal.”
O parlamentar alertou para o risco de perda de efetivo. “Lembrando que o concurso que está aberto vai vencer e não vai chamar as pessoas que passaram, a cidade vai continuar desguarnecida.”
Emendas impositivas
Walker também comentou sobre as dificuldades na execução das emendas impositivas, tema discutido em reunião com representantes de entidades e o presidente da Câmara.
“A gente percebeu que muitos erros começam aqui e a gente precisa ficar atento a isso. Eu, infelizmente, errei em uma emenda: tinha que mandar para a área da cultura e mandou para assistência social.”
Ele reconheceu que os problemas são generalizados. “Tem inúmeras emendas erradas e acredito que infelizmente de todos os vereadores e, por conta desse trabalho conjunto, as coisas estão melhorando. Falta realmente um cronograma completo para a gente não cometer os erros do ano passado.”
Walker afirmou que não responsabiliza as entidades. “É uma junção de erros, não culpo as entidades, pois também faltam orientações. Cada vereador pode conversar com cada entidade, ainda dá tempo de corrigir.”
Segundo ele, uma reunião com todas as instituições está sendo organizada. “Estamos para marcar uma reunião com todas as instituições para tentar sanar o maior número de dúvidas e que as emendas sejam pagas.”
O vereador ainda reforçou o desejo de mais organização. “Eu sonho todos os dias que tenha esse cronograma completo para parar com essa dor de cabeça.”
Ele também defendeu a criação de uma Central de Projetos para atender os diferentes segmentos.
Educação estadual e ensino noturno
Por fim, Walker criticou medidas do Governo do Estado relacionadas ao fechamento de salas do ensino noturno.
“Fico chateado com o que o Estado vem fazendo. Eu moro na região norte e vejo todo mês as pessoas reclamando. Quase não tem escolas no noturno e as que têm faltam vagas.”
O parlamentar informou que novos ofícios serão encaminhados. “Mais uma vez vamos fazer ofício solicitando que abra noturno na Escola Helena Cury, pois tinham vários alunos do Tropical, Portinari e até do Luiza I.”
Ele destacou a sobrecarga em outras unidades. “Agora que tirou o noturno, só tem vagas na Escola Adelmo e tem uma concorrência gigantesca.”
Walker encerrou o discurso demonstrando insatisfação. “Realmente fiz vídeos para chegar as informações ao governador e o que estava ao meu alcance, ofícios, apoio de deputados. Acho que toda vez que falamos da educação confesso e demonstro minha indignação, esperava muito mais desse governo.”
Notícias Relacionadas
Marília Martins defende valorização dos servidores, incentivo à cultura e critica Estado por mudanças na educação
10 de fevereiro de 2026
Munícipe usa Tribuna Livre para cobrar melhorias na saúde e fiscalização em Franca
10 de fevereiro de 2026
Claudinei da Rocha critica falhas em obras da Sabesp e cobra qualidade na recomposição asfáltica
10 de fevereiro de 2026
Parceria com Google pode ampliar soluções tecnológicas para o município, afirma Bassi
10 de fevereiro de 2026