Munícipe usa Tribuna Livre para cobrar melhorias na saúde e fiscalização em Franca
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
10 de fevereiro de 2026
Durante a 2ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (10), o munícipe Alexandre Mandi utilizou a Tribuna Livre para abordar temas relacionados à saúde pública, trânsito e política no município.
Em sua fala inicial, Alexandre tratou de questões que, segundo ele, impactam diretamente a população. Na sequência, comentou sobre equipamentos utilizados em salas de raio X nas unidades de saúde, solicitando inclusive a exibição de fotos no telão do Plenário.
“É um aparelho que é usado para medir o nível de radiação, e a pessoa que trouxe isso ao meu conhecimento informou que esse aparelho deveria ser trocado todos os meses e não está sendo trocado como deveria”, afirmou o munícipe.
Ele acrescentou ainda que a situação envolve a segurança dos profissionais da área: “É para segurança das pessoas que trabalham na área de raio X.”
Outros apontamentos também foram feitos, como o descarte inadequado de produtos, a existência de aparelhos de ar-condicionado quebrados, além de problemas envolvendo poltronas e iluminação em unidades públicas. “E peço aos vereadores para fiscalizarem”, pontuou.
Alexandre ainda ressaltou a percepção de falta de retorno efetivo à população: “O que está faltando é que não estamos vendo é o retorno para a população.”
O munícipe também mencionou as dificuldades enfrentadas pelos usuários da rede municipal de saúde, destacando atrasos em consultas, exames e problemas estruturais.
Apesar de reconhecer a importância da futura construção do Hospital Público Estadual, ele alertou para a necessidade de atenção contínua às demais unidades já em funcionamento.
“Quem está fazendo trabalho nas UBS? As consultas demoram de um mês a um mês e meio, o NGA para especialista, qual é o trabalho que está sendo feito na cidade? Pessoas demoram oito meses para fazer um exame e chega no dia o equipamento está quebrado”, questionou.
Ao final de sua manifestação, Alexandre reforçou o pedido por soluções desde o primeiro atendimento: “Queremos que sejam resolvidos os problemas desde o início no atendimento na UPA e UBS.”
Os vereadores Marco Garcia (PP) e o presidente da Comissão de Saúde, Leandro O Patriota (PL), destacaram a relevância dos apontamentos apresentados pelo munícipe. Ambos enfatizaram as medidas que vêm sendo adotadas pelo Legislativo junto ao Poder Executivo e alertaram para os desafios burocráticos enfrentados na busca por soluções para a rede pública de saúde.
Notícias Relacionadas
Marília Martins defende valorização dos servidores, incentivo à cultura e critica Estado por mudanças na educação
10 de fevereiro de 2026
Claudinei da Rocha critica falhas em obras da Sabesp e cobra qualidade na recomposição asfáltica
10 de fevereiro de 2026
Walker Bombeiro cobra respostas do Hemocentro, aponta falhas na educação e cobra ampliação da Guarda Civil
10 de fevereiro de 2026
Parceria com Google pode ampliar soluções tecnológicas para o município, afirma Bassi
10 de fevereiro de 2026