Andrea Silva alerta para aumento de acidentes no trânsito e pede conscientização sobre descarte de lixo
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
10 de fevereiro de 2026
Durante uso da tribuna, a vereadora Andrea Silva (REPUBLICANOS) iniciou sua manifestação abordando a situação do trânsito em Franca, destacando o aumento no número de acidentes e óbitos registrados na cidade, com maior incidência entre motociclistas.
Violência no trânsito
Segundo a parlamentar, fatores como o período de chuvas e a condução em alta velocidade, especialmente por motociclistas que atuam como entregadores, têm agravado o cenário.
Andrea mencionou indicações já encaminhadas ao Executivo para a instalação de redutores de velocidade em pontos estratégicos e defendeu a ampliação de campanhas educativas voltadas ao trânsito.
“Nós precisamos fazer uma campanha de educação no trânsito para estes jovens novos habilitados para ter essa noção, esse cuidado no trânsito, porque além da vida dele, da vida de outras pessoas envolvidas num acidente, às vezes pode ser fatal”, afirmou.
Zeladoria urbana
Na sequência, a vereadora tratou da zeladoria urbana, tema que também vem sendo levantado por outros parlamentares. Andrea citou manifestações do vereador Marcelo Tidy (MDB) sobre a limpeza da cidade e relatou uma reunião recente realizada por ela e outros colegas com a empresa responsável pelo serviço.
De acordo com Andrea, o descarte irregular de lixo por parte da população tem gerado preocupação, principalmente em períodos de chuva. “O Poder Executivo tem feito a parte dele, em fazer a coleta, mas a população tem descartado lixo comum em terrenos, e isso, com essa chuva, dengue pode acontecer; bichos peçonhentos. Então a gente precisa ter esse cuidado”, alertou.
A parlamentar informou ainda que requerimentos já foram encaminhados ao Executivo sobre o tema, mas reforçou que a colaboração dos moradores é fundamental para melhorar a situação da cidade.
“Muitas vezes, vêm bastante reclamações para cada um de nós [vereadores], mas e a parte do morador da cidade, do bairro? Ele precisa fazer a parte dele, pois juntos vamos fazer uma Franca melhor, uma Franca mais limpa”, completou.
Notícias Relacionadas
Marília Martins defende valorização dos servidores, incentivo à cultura e critica Estado por mudanças na educação
10 de fevereiro de 2026
Munícipe usa Tribuna Livre para cobrar melhorias na saúde e fiscalização em Franca
10 de fevereiro de 2026
Claudinei da Rocha critica falhas em obras da Sabesp e cobra qualidade na recomposição asfáltica
10 de fevereiro de 2026
Walker Bombeiro cobra respostas do Hemocentro, aponta falhas na educação e cobra ampliação da Guarda Civil
10 de fevereiro de 2026
Parceria com Google pode ampliar soluções tecnológicas para o município, afirma Bassi
10 de fevereiro de 2026