O presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi (PSD), confirmou em entrevista à TV Câmara (canal 6.3) que a construtora MPD Engenharia, responsável pelas obras do Hospital Público de Franca, fará a entrega da unidade ao Governo do Estado de São Paulo no dia 20 de novembro.
Segundo Bassi, após a entrega e revisão final do cronograma, caberá ao Estado seguir com os trâmites administrativos até a definição da Organização Social (OS) que assumirá a gestão do hospital.
O parlamentar comemorou o avanço da obra: “É mais uma fase importante de um processo longo, que estamos acompanhando há muitos anos e que parecia um sonho, hoje se tornando realidade. É a maior obra da história de Franca e que será fundamental para a melhoria no atendimento de pacientes de toda a região.”
Desapropriação e novos investimentos
Durante a 43ª Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (29), a Câmara Municipal aprovou a abertura de créditos adicionais no valor de R$ 1,8 milhão para diversas áreas do município.
Parte dos recursos será destinada à desapropriação de uma área que permitirá a execução de obras de drenagem e tubulação de águas pluviais no entorno do Hospital Estadual de Franca.
Além dessa medida, outras ações aprovadas pela Câmara também contribuíram para tornar possível a implantação do hospital, como a autorização para uso da área na Avenida São Vicente e a aprovação do Plano Diretor que regulamentou as Áreas Especiais de Proteção do Espaço Aéreo (AEPEA), garantindo o funcionamento do heliponto da futura unidade hospitalar.

Visita às obras
Durante a visita realizada na última semana, o presidente do Legislativo esteve nas obras do hospital acompanhado do diretor regional de saúde, Dr. Ricardo Bessa.
Segundo Bassi, o projeto final contará com 221 leitos, resultado de adaptações que ampliaram o setor de psiquiatria infantil e criaram uma área de recreação para crianças.
“O hospital está lindo, e dá uma alegria muito grande ver essa estrutura. Vai ser inaugurado dentro de alguns dias ou meses, e tudo com equipamentos de primeira”, afirmou.
Movimento político e união regional
Bassi também relembrou a importância da mobilização regional que impulsionou o projeto. Em 2021, o Plenário da Câmara de Franca ficou lotado durante um encontro promovido pelo Parlamento Regional Urbano, que reuniu médicos, prefeitos, vereadores, profissionais de saúde e lideranças.
“Elaboramos o projeto técnico, fizemos o movimento político, e nessa audiência apresentamos o projeto para 22 câmaras municipais, 12 prefeitos e o deputado federal Arnaldo Jardim”, recordou o presidente.
Veja como foi - CLIQUE AQUI
O parlamentar destacou que o resultado é fruto de um trabalho conjunto de vários agentes públicos:
“Só tenho a agradecer a todos os envolvidos. Muitas pessoas não acreditavam, pois durante muitos anos o hospital foi usado como bandeira política. Mas fomos trabalhando junto ao Estado, mês após mês, e hoje Franca deixa de ser a única regional de saúde sem um hospital público.”
Estrutura e funcionamento
Com sete pavimentos, o Hospital Público de Franca ocupa 21 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 32 mil metros quadrados.
A nova unidade contará com 221 leitos, distribuídos entre Clínicas Médica e Cirúrgica, Hospital Dia, Psiquiatria, UTI Pediátrica e UTI Adulto.
Entre custeio e investimentos, cerca de R$ 300 milhões foram destinados para que o hospital seja totalmente equipado e colocado em funcionamento.
“Serão quase 800 mil pessoas atendidas em Franca e em outras 22 cidades da região. É motivo de muita alegria e orgulho, uma sensação de dever cumprido quando esse hospital abrir as portas. Isso só nos incentiva cada vez mais a trabalhar em prol da nossa população”, finalizou Daniel Bassi.