Alguns temas foram abordados pelo vereador Gilson Pelizaro (PT) na manhã desta terça-feira, 4 de julho, durante uso da Tribuna na 22ª Sessão Ordinária.
Inicialmente falou sobre a questão da saúde, Pelizaro criticou novamente a demora do Estado para ampliação de leitos SUS ‘quem é o gestor e tem o contrato com a Santa Casa é o Estado! E se ele não se mover as coisas não acontecem!’
O parlamentar lembrou o papel protagonista da Câmara de Franca que cobrou as autoridades competentes através de ações da Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) criada para averiguar a escassez de leitos SUS e outros problemas na saúde.
‘A comissão entregou ofício na mão do secretário de Estado Gilberto Kassab, eles têm consciência plena do que está acontecendo aqui! Atrasou por falta de vontade política para resolver a questão! Temos que cumprimentar a Câmara de Franca pelas cobranças feitas ao vivo e em cores nas Audiências Públicas feitas aqui nesse Plenário!’ ressaltou.
Ainda foram destacadas as ações desenvolvidas pela CEAR, entre elas, visita nas UPAs e Prontos Socorros, Audiências Públicas com representantes da Santa Casa de Franca, Diretoria Regional de Saúde – DRS VIII, Secretaria Municipal de Saúde, além de oficializar os pedidos de ampliação de leitos SUS junto ao Governo do Estado e no Ministério da Saúde.
‘É brincadeira o que está acontecendo! Passou 100 dias de atraso, prometeram 10 leitos e vão entregar 4 leitos (...) eu vi a entrevista do técnico do Estado, estão de gozação! Eles sabem que a necessidade de Franca é mais de 20 leitos e o Estado está assumindo uma responsabilidade, mas não está credenciando leitos SUS no Ministério da Saúde’ lamentou.
Pelizaro explicou ‘são duas coisas que estão acontecendo, primeiro o Estado está comprando serviços da Santa Casa como Organização Social de Saúde (OSS) e pagando mais que o leito SUS. E o hospital referência da região é a Santa Casa que tem 280 leitos e precisa ter 330 leitos no mínimo. Nós apontamos isso!’
O legislador ainda cobrou urgência da mesma forma como foi tratado durante a pandemia para abertura de leitos. ‘Tem gente que pensa só em dinheiro e não pensa nas pessoas que estão aguardando as vagas’ lamentou.
Pelizaro ressaltou ‘É pouco o que o Estado está fazendo! E todos têm que ser valorizados pelo seu trabalho, a deputada Graciela, o prefeito Alexandre Ferreira têm feito porque as coisas caem no ombro dele, ele acaba sendo o responsável porque as pessoas estão aguardando as vagas, o deputado Guilherme Cortez tem que ser valorizado porque foi o único que questionou publicamente o secretário Eleuses Paiva em Audiência Pública na Alesp sobre a situação de Franca’’
Ele finalizou ‘não adianta querer ocultar nosso trabalho com relação à saúde! A Câmara tem feito seu papel e procurado as autoridades necessárias (...) Tenho consciência tranquila do trabalho que vem sendo feito nessa Casa!’