Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Notícias
  3. Comissão de Saúde e diretores da DRS discutem alternativas para falta de leitos SUS

Comissão de Saúde e diretores da DRS discutem alternativas para falta de leitos SUS

Por samuel.hc, 13 Março, 2023
DRS VIII Plenário

Na manhã desta segunda-feira, 13 de março, a Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) criada para averiguar a escassez de leitos SUS e outros problemas enfrentados por munícipes que dependem da rede pública ouviu os representantes da Diretoria Regional de Saúde (DRS VIII) em Audiência Pública no Plenário da Casa de Leis francana.

Participaram do encontro o presidente da comissão o vereador Gilson Pelizaro (PT), o vice-presidente da comissão Zezinho Cabeleireiro (PP), o relator Ronaldo Carvalho (Cidadania) e os vereadores Lurdinha Granzotte (União), Marcelo Tidy (União), Daniel Bassi (PSDB), além de assessores e servidores do Legislativo.

cear da saudelurdinha cear

Representando a DRS VIII estiveram em Plenário o diretor Dr. Ricardo Bessa, a diretora de credenciamento Thayla Gomes e a diretora de planejamento Kely Faleiros.

DRS VIII

O médico Ricardo Bessa foi recentemente nomeado para o cargo de Diretor Regional de Saúde (DRS VIII) agradeceu o convite dos parlamentares, se colocou à disposição para os eventuais questionamentos e destacou ‘nós temos um longo relacionamento de trabalho com o Secretário Estadual de Saúde de muitos anos desenvolvendo trabalho junto as associações médicas. Na época que o Dr. Eleuses Paiva foi presidente da Associação Médica Brasileira tive a honra de ocupar uma das diretorias tanto na Associação Paulista de Medicina quanto na Associação Médica Brasileira’

Bessa parabenizou toda equipe da DRS VIII pelo trabalho desenvolvido e acrescentou ‘eu já tive uma reunião com Dr. Eleuses Paiva e com a equipe técnica da secretaria.  Nós estamos fazendo um diagnóstico dos diversos setores que compreendem a DRS, e isso demanda algum tempo, você não consegue fazer tão rapidamente’

Em seguida dados foram apresentados em telão do Plenário pelas diretoras Thayla e Kelly, entre eles, a disponibilização de leitos na região da DRS VIII e os atendimentos prestados nos meses de novembro, dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

VEJA O QUADRO ABAIXO

rede hospitalarindicadores

Com relação a busca por soluções quanto as dificuldades enfrentadas por pacientes que aguardam dias até a liberação de vagas para internação foram apresentadas algumas ações feitas pela DRS VIII.

VEJA O QUADRO ABAIXO

açoes drs

Os parlamentares fizeram vários questionamentos como, por exemplo, melhor regulação entre a CROSS, hospitais e unidades de saúde, melhoria na comunicação sobre a situação de pedidos para internação e outros pontos.

O diretor da DRS VIII analisou ‘um balanço positivo acho que os vereadores estão preocupados com essas questões que são relevantes para a saúde pública do município, para os munícipes e acho importante esse tipo de discussão’

Em relação ao trabalho da DRS VIII ele comentou sobre a regulação para hospitais de retaguarda (outras referências), ou seja, hospitais que ficam em outras cidades da região como, por exemplo, Patrocínio Paulista, Pedregulho e outros.

‘Sem dúvida, precisamos ver se eles têm condições de nos atender (...) é uma possibilidade já colocada, os hospitais já existem’ disse Bessa. E finalizou ‘toda união é importante, quanto mais unido a gente está, mais fácil resolver os problemas’

O presidente da comissão o vereador Gilson Pelizaro (PT) enfatizou a necessidade de medidas rápidas ‘objetivo dessa comissão é o que nós precisamos fazer agora, as tarefas que estão previstas para o futuro com a construção do hospital, isso tudo estamos batendo palmas, achando muito bonito e legal. Só que hoje tem de 40 a 50 pessoas aguardando no Pronto Socorro em um lugar inadequado por mais de 24h. Esse é o drama que nós vivemos’

CEAR da Saúde

O parlamentar ressaltou ‘o nosso trabalho é achar uma alternativa, urgente, emergente para resolver essa questão. Inclusive eu e o vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) como membros dessa comissão vamos estar acompanhando uma audiência com prefeito em Brasília para tratar da ampliação dos leitos SUS com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha’

Sobre a possibilidade de regulação de vagas para hospitais de retaguarda ele comentou ‘têm vagas suficientes em Patrocínio Paulista, Pedregulho, São Joaquim da Barra e que podem ser utilizadas. Dependendo da gravidade do paciente, nesses hospitais pode ser feita até média complexidade, isso ia amenizar bastante a situação de internações de alta complexidade que são as mais graves’

Pelizaro finalizou ‘assim o paciente têm condições adequadas para caso passe para alta complexidade depois vai para a Santa Casa de Franca’

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

A Comissão de Saúde segue as ações definidas em cronograma de trabalho iniciado no dia 6 de março com visitas nas UPAs e Prontos Socorros Adulto e Infantil, também ouviu os diretores da Santa Casa de Franca em Audiência Pública realizada no Plenário no dia 9 de março, e nesta segunda-feira 13 de março com os representantes da Diretoria Regional de Saúde (DRS VIII).

A próxima Audiência Pública será na segunda-feira, 20 de março, com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

VEJA O CALENDÁRIO

Segunda-feira, 20 de março de 2023

9h – Representantes da Secretaria Municipal de Saúde

Local: Plenário da Câmara de Franca

Os encontros acontecerão no Plenário da Câmara de Franca e serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e Youtube) e pela TV Câmara no canal aberto digital 6.3.

CEAR DA SAÚDE

A CEAR da Saúde foi criada após aprovação em Plenário do Projeto de Resolução 4/2023 durante a 3ª Sessão Ordinária.

O grupo é composto por Gilson Pelizaro (presidente), Zezinho Cabeleireiro (vice-presidente), Ronaldo Carvalho (Relator), Daniel Bassi (1º suplente), Lurdinha Granzotte (2º suplente) e Marcelo Tidy (3º suplente).

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram.

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.

Notícias

  • TV Câmara
  • Vereadores na Tribuna
  • Tribuna Livre
  • Sessões da Câmara
  • Notas Oficiais
  • Comunicados
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.