Com projeto e requerimentos já protocolados, Câmara realiza primeira sessão do ano amanhã

Por bruno.ctp em seg, 04/01/2021 - 17:22
Imagem Principal
Fachada da Câmara Municipal de Franca
Texto Principal

A Câmara Municipal de Franca dá a largada oficial aos seus trabalhos amanhã, 05, com a realização da sua 1ª Sessão Ordinária de 2021. Os vereadores recém-empossados (veja mais aqui) já estão trabalhando e produzindo: com isso, o Expediente da Sessão, que inicia às 9h, irá contar com a votação de diversos Requerimentos (pedido formulado sobre qualquer assunto que implique decisão ou resposta) e a leitura de várias Indicações (sugestão de medidas de interesse público). Os primeiros serão enviados ao Poder Executivo após aprovação enquanto as últimas chegarão até a Prefeitura por meio de ofício da Câmara. Também é durante o período de Expediente que os vereadores poderão se pronunciar oficialmente na Tribuna.

Já foi protocolado até mesmo um Projeto de Resolução, de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT). Com o simbólico número 1/2021, a propositura determina a constituição de uma CEAR (Comissão Especial de Assuntos Relevantes) na Câmara com o objetivo de acompanhar o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino. Depois de lida na sessão de amanhã, a matéria será encaminhada às comissões permanentes da Casa para análise. A proposta só pode ser apreciada no Plenário quando as comissões emitirem parecer sobre ela.

Já a Ordem do Dia, que começa às 14h, caracteriza-se pela apreciação de projetos. Por causa disso, a Câmara estará à disposição para votar quaisquer proposituras de urgência que forem protocoladas pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB).

O presidente do Legislativo Municipal, o vereador Claudinei da Rocha (MDB), comenta sobre como deve ser a primeira sessão do ano:

Será o primeiro encontro oficial dos vereadores e a primeira vez que eles utilizarão a Tribuna para falar dos seus projetos e das demandas da cidade. E, às 14h, estaremos reunidos novamente, preparados para votar eventuais projetos em regime de urgência por parte do Poder Executivo. Assim, aceleramos o processo, possibilitando que o prefeito possa dar sequência ao seu trabalho. Convido você a nos acompanhar. A sua participação é muito importante, porque é uma forma de acompanhar a atuação do seu vereador.

Por conta da pandemia do covid-19, os assentos do Plenário para quem quiser assistir a sessão presencialmente são limitados. A reunião também vai ser transmitida ao vivo pelo canal aberto digital 6.3, Facebook e Youtube.

(Comunicação Institucional Câmara)