Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Notícias
  3. Câmara vota proibição de nomear condenados pela Lei “Carolina Dieckmann”

Câmara vota proibição de nomear condenados pela Lei “Carolina Dieckmann”

Por bruno.ctp, 31 Julho, 2020
Fachada da Câmara Municipal de Franca

A proteção às mulheres continua na pauta da Câmara Municipal de Franca. Após a aprovação da Campanha Municipal “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” nesta semana (veja aqui), agora será a vez do Projeto de Lei (PL) nº 39/2020, que veda nomeações para cargos comissionados, no âmbito dos Poderes Legislativo e Executivo, dos que forem condenados com base na Lei “Carolina Dieckmann”, ser apreciado pelo Plenário. A proposta, de autoria da vereadora Cristina Vitorino (Republicanos), será votada na próxima terça-feira, 04 de agosto, durante a 23ª Sessão Ordinária da Casa de Leis.

O PL modifica a Lei Municipal nº 7.571/2011, intitulada “Lei da Ficha Limpa Municipal”. Ela apresenta uma série de requisitos e proibições para a nomeação de cargos comissionados no âmbito municipal. A propositura que será votada na terça acrescenta um impedimento: não poderá pleitear tais vagas de trabalho aquele que for condenado pela Lei Federal nº 12.737/2012, conhecida como “Lei Carolina Dieckmann”.

A lei tipifica criminalmente a invasão de dispositivos informáticos com o objetivo de obter, adulterar ou destruir dados sem autorização do titular do aparelho. Ela foi apelidada de “Lei Carolina Dieckmann” pelo fato de a atriz ter sido chantageada por um hacker, o qual roubou 36 fotos íntimas dela. Carolina, em seguida, procurou a polícia e realizou denúncia. O caso ajudou o projeto de lei federal a ser aprovado e sancionado.

De acordo com Cristina Vitorino, o PL servirá como um alento para as mulheres que trabalham nos Poderes Legislativo e Executivo municipais:

As pessoas que praticam tal ato [a invasão de dispositivos para obter dados] não têm condições de ocupar um cargo público em comissão. Esse projeto vem para dar uma certa tranquilidade a fim de que possamos executar nosso trabalho. Sei o quanto a mulher sofre na vida pública, e não queremos isso para as mulheres que terão cargos públicos no futuro. Com essa tranquilidade, a mulher poderá servir à população e fazer um ótimo trabalho sem ser violada ou desrespeitada.

Os vereadores votarão ainda dois Requerimentos, seis Moções de Aplausos e uma Moção de Apoio. A 23ª Sessão Ordinária, que acontecerá de maneira remota devido à pandemia (veja mais aqui), será transmitida ao vivo a partir das 9h pelo canal aberto digital 61.3, pelo Youtube e pelo Facebook. Todos os itens na pauta podem ser conferidos aqui.

(Comunicação Institucional Câmara)

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram.

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.

Notícias

  • TV Câmara
  • Vereadores na Tribuna
  • Tribuna Livre
  • Sessões da Câmara
  • Notas Oficiais
  • Comunicados
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.