Câmara Municipal homenageia Munir Buchalla Filho com o título de Cidadão Francano

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

22 de junho de 2026

Imagem de capa da Notícia

Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Franca, o empresário e empreendedor Munir Buchalla Filho, recebeu o título de cidadão francano. A homenagem proposta pelo vereador Daniel Bassi (PSD), reconhece os relevantes serviços prestados pelo homenageado ao desenvolvimento econômico, tecnológico, educacional, esportivo e social da cidade.

“Além de participar de uma vasta gama de entidades, já participou da Ciesp, participa da Associação Comercial, da diretoria do Franca Basquete e de projetos sociais, como a Casa João de Barro. Munir é uma pessoa que faz acontecer e tudo o que põe a mão acaba acontecendo e sendo muito bem realizado. Isso se deve aos seus valores, à sua humildade, generosidade e compromisso com as pessoas”, destacou Bassi.

Natural de Presidente Prudente (SP), Munir Buchalla Filho chegou a Franca em 1984. Formado em Análise de Sistemas, construiu uma trajetória marcada pelo pioneirismo no setor tecnológico, participou do processo de transformação digital de empresas da região e expandiu sua atuação para projetos em diversas partes do Brasil e do exterior.

Mais do que uma carreira de sucesso no setor empresarial, Munir Buchalla construiu uma relação de quase quatro décadas com Franca. Ao longo desse período, contribuiu para o desenvolvimento local por meio da inovação, do incentivo à educação, do fortalecimento do esporte e também de diversas ações sociais que impactaram diretamente a comunidade.

No esporte, sua atuação também ganhou destaque. Munir participou da diretoria do Sesi Franca Basquete como vice-presidente, presidente, conselheiro e atualmente diretor comercial, marketing e inovação. Uma trajetória que ajudou a fortalecer uma das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro.

“Munir é um cara que, além de ser meu amigo, admiro profundamente pelo profissional e empresário que é, pelos valores que leva para a empresa, para o Sesi Franca Basquete e para as demais instituições das quais participa. Atua em vários segmentos e setores, sempre prezando pelo bem comum, colaborando com as pessoas e cuidando dos valores... Eu falei para ele que merece o título que está recebendo porque já era francano de coração. Agora, recebendo o título de Cidadão Francano, passa a ser oficialmente um cidadão dessa cidade que tanto ajuda a desenvolver”, disse o Helinho Garcia, técnico do Sesi Franca Basquete.


Além da atuação empresarial e esportiva, o homenageado também colaborou com instituições de ensino e entidades representativas de Franca. Entre as iniciativas estão doações de equipamentos para laboratórios educacionais, apoio à formação profissional e projetos voltados à inovação e ao empreendedorismo.

"Munir é um grande amigo e representa muito para Franca. Sempre esteve envolvido com a comunidade, seja na Fiesp, no Franca Basquete ou em outras entidades. É motivo de orgulho para a cidade contar oficialmente com mais um cidadão do seu calibre. Nada mais justo do que conceder esse título a ele", destacou o executivo, Luis Aurélio Prior.

"Munir, além de ser meu amigo, também é conselheiro da minha administração. É uma pessoa que me ensina muito, dotada de grande conhecimento em tecnologia e referência para Franca e toda a região. É uma pessoa amável, humilde e muito querida. Fico honrado por participar desta noite tão especial", disse Fernando Rached, presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca).

A solenidade reuniu familiares, amigos, empresários, representantes do esporte e autoridades municipais, em um momento de reconhecimento à trajetória de quem fez de Franca a cidade de coração e dedicou grande parte da vida ao crescimento da comunidade francana. Bastante emocionada, a esposa Zezé Buchalla destacou as qualificações do marido e pai. “Acho que todas as pessoas que falaram já traduziram muito bem quem o Munir é como pessoa. Como marido, pai e integrante da nossa família, ele preenche muito daquilo que somos... Ele sempre busca o benefício de todos. Isso é algo muito bonito, mas também valoriza profundamente sua família”, lembrou a esposa.

Ao final, Munir agradeceu o reconhecimento e a homenagem.“É uma alegria e uma emoção muito grande. Já havia falado ao Daniel Bassi da minha felicidade. O que fazemos pela cidade está sendo reconhecido com esse título de cidadão. É um orgulho ser reconhecido pela Câmara Municipal e pelos projetos que deixamos e que continuam acontecendo. Estou muito feliz, agradecido pela homenagem e com enorme gratidão por Franca”.

Empreendedor, incentivador da inovação, apoiador da educação e apaixonado pelo esporte, Munir Buchalla Filho passa agora a integrar oficialmente a galeria dos cidadãos francanos homenageados pelo Legislativo municipal.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.