Vereadores se reúnem com empresa MOV para discutir transporte público
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
11 de fevereiro de 2026
Vereadores da Câmara Municipal de Franca participaram de uma reunião com representantes da empresa MOV, responsável pelo transporte coletivo urbano para apresentar as principais reclamações da população e verificar o cumprimento do contrato firmado com o município. O encontro também incluiu vistoria nos veículos que operam na cidade.
Estiveram presentes os vereadores Andréa Silva (REPUBLICANOS), Gilson Pelizaro (PT), Leandro O Patriota (PL), Marcelo Tidy (MDB), Marco Garcia (PP), Marília Martins (PSOL), Walker Bombeiro da Libras (PL) e o presidente da Câmara, Fransérgio Garcia (PL). Eles se reuniram com Jorge Scanavachi e Reginaldo Reis, representantes da empresa.
Tarifas, horários e estrutura estiveram entre os principais temas
Durante a reunião, foram discutidos pontos como o valor das tarifas, os horários de operação das linhas, a estrutura oferecida no Terminal Ayrton Senna, a implantação de novas tecnologias — como o aplicativo MOV, que permite acompanhar os ônibus em tempo real — e as condições de trabalho dos funcionários.
O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Gilson Pelizaro (PT), destacou os principais pontos analisados no encontro.
“Nós tiramos algumas dúvidas com os representantes da MOV, também com representantes da Prefeitura, mas ficaram alguns pontos que podemos fazer depois através de requerimentos para entender a transformação e a mudança do serviço de transporte na cidade”, disse o vereador que ainda ressaltou a importância de uma audiência pública na Câmara para apresentar novos serviços de modernidade que serão oferecidos pela empresa à população.
Vereadores vistoriaram ônibus e vans
Após a reunião, os parlamentares realizaram vistoria nos veículos. Atualmente, o sistema conta com 30 ônibus com capacidade para 85 passageiros, 27 veículos com 74 lugares e dois ônibus reserva. A frota inclui ainda oito vans destinadas ao transporte de pessoas com deficiência.
Vice-presidente da Comissão de Serviços Públicos, Marco Garcia (PP) avaliou de forma positiva tanto a reunião quanto a estrutura apresentada.
“Os veículos novos, no caso as vans para o transporte de pessoas com necessidades especiais, o contrato prevê até 10 anos de uso e são todas zero. Os ônibus estão dentro da data de fabricação exigida no edital, então vemos que é uma empresa que tem uma estrutura, nos vamos fiscalizar, mas nos dá uma tranquilidade”, explicou o vereador.
Aplicativo e fiscalização do contrato
Durante a visita, o vereador Leandro O Patriota (PL) destacou a importância do aplicativo MOV como ferramenta para melhorar a informação aos usuários do transporte coletivo.
“Eu tinha algumas dúvidas que foram sanadas, inclusive sobre o aplicativo da MOV que você pode acompanhar o trajeto do ônibus, a localidade, os horários, então é um avanço para nossa cidade”, lembrou o vereador.
Os vereadores Marcelo Tidy (MDB) e Marília Martins (PSOL) reforçaram que o Legislativo continuará acompanhando o cumprimento do contrato e cobrando melhorias no serviço prestado à população.
“Eu estudei o contrato e levantei alguns questionamentos. A questão do horário dos ônibus precisa ser ajustado para as pessoas que precisam para ir trabalhar, também o terminal “Ayrton Senna”, que precisa de uma reforma nos banheiros, nós precisamo ser firmes e cobrar que o contrato seja cumprido na íntegra, hoje foi uma visita amigável, mas vamos seguir fiscalizando”, cobrou o vereador.
Já a vereador Marília Martins (PSOL) destacou. “Não foram sanadas todas as dúvidas, porém, eles terão tempo para avaliar o que nós trouxemos. O que a gente pede inclusive é para a população nos ajudar, enviando suas reivindicações, se achar alguma irregularidade, também alguma leis municipais que devem ser cumpridas, embora não esteja no contrato, como para mulheres gestantes, idosos, deficientes, a parada segura”.
Compromisso com a população
O presidente da Câmara, Fransérgio Garcia (PL), também avaliou a visita como produtiva e reafirmou o compromisso do Legislativo com a fiscalização dos serviços públicos.
“Foi uma visita extremamente importante, quando a gente fala de transporte público, mobilidade, compete ao vereador a fiscalização, o andamento, então foi importante conhecer a empresa, as novas vans, os ônibus, o contrato. Fomos muito bem recebidos, o balanço foi positivo, saímos daqui muito satisfeitos”, lembrou.
Notícias Relacionadas
Comissões avaliam R$ 25 milhões para investimentos em escola, creche, policlínica e complexo esportivo
11 de fevereiro de 2026
Câmara de Franca fortalece parceria com o Sebrae para incentivar o empreendedorismo
11 de fevereiro de 2026
FAEPA abrirá processo seletivo para as primeiras contratações do Hospital Regional Três Colinas da cidade de Franca nesta sexta-feira
11 de fevereiro de 2026
Câmara aprova agendamento para retirada de cateter e proíbe a comercialização de fios e cabos de cobre queimados
10 de fevereiro de 2026
Comissões analisam veto e projetos sobre saúde, meio ambiente e segurança patrimonial
06 de fevereiro de 2026