Vereadores na Tribuna – 01/06/2021
Confira abaixo resumos dos discursos de cada um dos vereadores que usou a Tribuna na manhã de hoje, 01º de junho, durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca.
1) Carlinho Petrópolis anuncia projeto que atualiza Código de Obras e Posturas
Em sua fala na Tribuna, o vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) primeiramente parabenizou os vereadores pela reunião de ontem, 31, para viabilizar o funcionamento do Hospital da Caridade (veja mais aqui). Ele se mostrou favorável ao centro de saúde retomar atendimentos à população com covid-19.
Em seguida, o parlamentar informou que realizou audiência online ontem com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, incluindo o secretário Nicola Rossano, e dos engenheiros locais. O grupo está elaborando projeto de lei para atualizar o Código de Obras e Posturas Municipal e pretende realizar duas audiências públicas para discutir as mudanças com a população.
2) Gilson Pelizaro defende alvará para funcionamento definitivo do Hospital da Caridade
O vereador Gilson Pelizaro (PT) utilizou a Tribuna para comentar a reunião realizada entre a Câmara, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) e a diretora do DRS (Departamento Regional de Saúde), Lucy Joazeiro, na tarde de ontem, 31 (confira no link) para reativar o Hospital da Caridade. “Cumprimos nosso papel de intermediação e aparamos as arestas entre as partes envolvidas. A Câmara fez um gol de placa. Foi a prova dos nove para entendermos o que a Prefeitura, o governo estadual e o Hospital necessitam”, comentou.
Gilson argumentou que a utilização do hospital do IMA (Instituto de Medicina do Além) daria mais dignidade e qualidade de atendimento a pacientes com covid-19 que aguardam leitos no Pronto-Socorro Municipal atualmente. O parlamentar também defendeu a emissão do alvará ao hospital pela Prefeitura. “O IMA quer alvará para estabelecer atendimentos à população e se vincular ao SUS (Sistema Único de Saúde). O documento não é para o Hospital ser de campanha, eles não querem trabalhar provisoriamente. Também precisamos cobrar sensibilidade política do governo estadual para atender Franca nesse momento”, comentou.
3) Zezinho Cabeleireiro reivindica utilização do Hospital da Caridade
Em seu momento na Tribuna, o vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) também repercutiu a situação do Hospital da Caridade, do IMA (Instituto de Medicina do Além) (veja mais no link). “O IMA vai ajudar muito a nossa cidade, nós vimos com nossos próprios olhos. Franca merecia ter um hospital, é uma região com 22 cidades”, argumentou.
O parlamentar solicitou ao prefeito Alexandre Ferreira (MDB) que liberasse a certidão de uso de solo ao hospital para que a sua situação seja regularizada. “A Prefeitura não pode segurar esses documentos. Se essa liberação demorar, nós precisaremos elaborar um ofício criticando a omissão do Poder Público”, finalizou.
4) Tidy pede regularização do Hospital da Caridade e cobra remédios na Farmácia de Alto Custo
O vereador Marcelo Tidy (DEM) se mostrou abalado durante seu discurso na Tribuna devido a mortes de familiares e amigos devido à covid-19. Uma das vítimas citadas por ele foi o biólogo Célio Rodrigues, que faleceu ontem (veja mais abaixo).
O parlamentar também defendeu a utilização do Hospital da Caridade do IMA (Instituto de Medicina do Além) como hospital de campanha no combate ao coronavírus em Franca (confira no link). “O hospital tem uma estrutura física muito bem organizada, mas precisa dos equipamentos e dos zoneamentos. Acredito que em até cinco dias o levantamento topográfico realizado pelo IMA deve ser apresentado à Secretaria de Infraestrutura”, informou. Tidy ainda criticou a falta de medicamentos na Farmácia de Alto Custo do DRS (Departamento Regional de Saúde).
5) Della Motta lamenta morte de biólogo e comemora evolução do caso IMA
O vereador Della Motta (Podemos) emocionou-se em seu momento na Tribuna ao lamentar o falecimento do biólogo Célio Rodrigues, vítima da covid-19 (confirma mais acima). O servidor público havia discursado durante sessão da Câmara no mês passado para demonstrar apoio ao Projeto de Lei nº 51/2021, de Della Motta e Kaká (PSDB), que dispõe sobre o resgate e a captura de abelhas nativas sem ferrão (meliponídeos) e da Apis mellifera (abelha doméstica com ferrão). O projeto foi aprovado, e Della Motta anunciou hoje que deverá alterar a lei para que ela seja nomeada em homenagem a Célio.
O parlamentar foi outro a parabenizar o encontro realizado ontem, 31, entre Câmara e Prefeitura para viabilizar os atendimentos no hospital do IMA (Instituto de Medicina do Além), o Hospital da Caridade (veja no link). “O Legislativo abriu um canal de comunicação para resolver a situação e evoluímos muito nas discussões. A Câmara se engrandeceu”, opinou. Della Motta ainda pediu mais vacinas para Franca, por ser a única solução eficaz contra o coronavírus.
Os discursos dos vereadores foram transmitidos ao vivo pelo canal aberto digital 6.3, Facebook e Youtube.
Câmara adia projetos e critica Savegnago por abrir lojas
A Câmara Municipal de Franca adiou os dois Projetos de Lei (PLs) na pauta da sua 22ª Sessão Ordinária, realizada hoje, 1º de junho. Devido ao período de lockdown, a reunião aconteceu de maneira remota (veja mais no link).
O PL nº 67/2021, do vereador Gilson Pelizaro (PT), acabou adiado por duas semanas a pedido dos parlamentares Ronaldo Carvalho (Cidadania) e Claudinei da Rocha (MDB), o presidente da Câmara. Ronaldo irá sugerir mudanças na propositura, que estabelece a obrigatoriedade de as concessionárias de água e luz oferecerem a opção de pagamento antes da suspensão do serviço. A quitação da dívida pode ser feita por meio de cartão de crédito ou de débito e uma emenda acrescentou a opção do PIX (sistema de transferência instantânea). Estando o agente concessionário desprovido da máquina de cartão para recebimento do montante, a suspensão do serviço não poderá ser realizada.
Já o PL nº 52/2021, de autoria dos parlamentares Donizete da Farmácia (MDB) e Della Motta (Podemos), foi postergado em quatro sessões para a realização de adequações. A solicitação de adiamento partiu do próprio Donizete. A proposta modifica a Lei Municipal nº 5.582/2001 para estender o direito a atendimento preferencial aos profissionais de saúde e da segurança pública diagnosticados com a covid-19, bem como às pessoas com mobilidade reduzida, em estabelecimentos de saúde no município de Franca. A Lei atual contempla apenas idosos, portadores de deficiência e pessoas diagnosticadas com câncer ou neoplasia maligna.
Os vereadores também forneceram o seu aval a dois Requerimentos, duas Moções de Aplausos e uma Moção de Apoio. A 22ª Sessão Ordinária foi transmitida ao vivo pelo canal aberto digital 6.3, Facebook (Expediente e Ordem do Dia) e pelo Youtube (Expediente e Ordem do Dia). A pauta completa da sessão pode ser conferida aqui.
Savegnago
A sessão começou com diversos vereadores se manifestando contra a rede de supermercados Savegnago, a qual, através de ação judicial, conseguiu reabrir os seus estabelecimentos na cidade hoje, 01º de junho, em pleno lockdown. Os parlamentares Gilson Pelizaro (PT), Della Motta (Podemos), Lurdinha Granzotte (PSL), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Zezinho Cabeleireiro (PP), Donizete da Farmácia (MDB), Pastor Palamoni (PSD), Marcelo Tidy (DEM) e Ronaldo Carvalho (Cidadania) expressaram seu repúdio pela empresa ter se recusado a aderir às regras de isolamento, o que irá possibilitar a proliferação da covid-19.
(Comunicação Institucional Câmara)