15ª Sessão Ordinária de 2020

Por bruno.ctp em ter, 09/06/2020 - 15:31
Imagem Principal
Mesa Diretora vista durante a Ordem do Dia da 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca
Texto Principal

Munícipe pede retomada de salões de eventos

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Franca continua sendo um espaço utilizado pela população para pedir apoio legislativo em meio à crise causada pelo novo coronavírus. Na 15ª Sessão Ordinária, realizada hoje, 09, foi a vez do profissional de eventos, Guilherme Otton Farias Silva, se pronunciar. Ele, que representava toda a categoria, pediu a flexibilização do seu setor:

 “As festas já estão acontecendo nas residências. Não queremos realizar eventos grandes, e sim as comemorações familiares dentro dos nossos salões, para poder girar a nossa economia. Não queremos aglomerações e sim entretenimento. Somos mais de dois mil profissionais do setor afetados. Estamos com salão parado, sem auxílio emergencial do governo e sem plano B”.

Silva garantiu que os eventos serão realizados com toda a segurança. Entre as medidas a serem tomadas, está inclusa a medição de temperatura dos convidados. Ele também solicitou uma audiência com o prefeito Gilson de Souza (DEM) para explicar a sua situação.

O presidente da Câmara, o vereador Pastor Palamoni (PSD), e os parlamentares Ilton Ferreira (PL), Corrêa Neves Jr. (PSD), Marco Garcia (Cidadania), Pastor Otávio Pinheiro (PTB), Kaká (PSDB), Donizete da Farmácia (MDB), Claudinei da Rocha (MDB) e o líder do prefeito na Câmara, Tony Hill (DEM) prestaram solidariedade à categoria. Este último se prontificou a marcar uma reunião com o chefe do Poder Executivo e solicitou que os profissionais preparassem um plano de trabalho para apresentar no encontro.

O discurso de Guilherme pode ser conferido na íntegra pelo Youtube e pelo Facebook.

 

Vereadores na Tribuna – 09/06/2020

Confira abaixo um resumo do discurso de cada um dos vereadores que usou a Tribuna no Expediente da 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca durante a manhã de hoje, 09.

 

  1. Ilton Ferreira pede presença da secretária de Finanças para esclarecimentos

O vereador Ilton Ferreira (PL) utilizou a Tribuna para expressar sua preocupação com os dados – ou falta deles - apresentados pela Prefeitura na sua última prestação de contas (veja mais aqui).

“Estou preocupado. Nunca vi tanta falta de esclarecimento sobre como anda o caixa do Poder Executivo. R$ 9,5 mil são gastos diariamente com publicidade institucional e há uma despesa de viagem ao exterior no valor de R$ 101 mil. Precisamos entender o que está acontecendo para depois colocar o pé no freio”, explicou Ilton. Por causa de suas dúvidas, o parlamentar solicitou que a secretária de Finanças, Tânia Bertholino, viesse à Câmara para prestar esclarecimentos.

  

  1. Pastor Otávio lamenta morte de cantora gospel por covid-19

O discurso do vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB) na Tribuna foi todo direcionado ao pesar pelo falecimento da cantora gospel Fabiana Anastácio Nascimento, que tinha apenas 45 anos. Ela foi vitimada pelo novo coronavírus no último dia 4 de junho. Ela era casada e tinha três filhos.

A cantora já se apresentou em Franca, assim como em todo o Brasil e até mesmo no exterior. “Fabiana, que tanto adorou a Deus, agora foi cantar na glória dos céus na presença do Pai. Gravou muitas canções, uma mais bonita que a outra”, comentou o vereador. Em seguida, Pastor Otávio exibiu o clipe de uma das músicas de Fabiana, “Te Adorarei”.

As falas dos vereadores podem ser conferidos no Youtube e no Facebook.

 

Câmara aprova nomeação de rua e adia sessão solene

Na tarde de hoje, 09, durante a sua 15ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Franca aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 30/2020, de autoria do prefeito Gilson de Souza (DEM), que denomina “Romilda Dinelli Tellini” a Rua 02 do Residencial Tellini. A matéria foi aprovada por 12 votos a 2 – estes, dos vereadores Marco Garcia (Cidadania) e Corrêa Neves Jr. (PSD), que expressaram sua discordância quanto a trocar o nome de rua (a lei nº 8.859/2019 já nomeava a rua 02 do Residencial Tellini como “Antonio Guilhermino”).

Já o PL nº 134/2019, do vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB), acabou adiado por uma semana.  A proposta altera a Lei nº 8.839/2019, do mesmo autor, a qual institui no município de Franca o “Dia do Estudante Samaritano”.

De acordo com o projeto, o Instituto Samaritano de Ensino, juntamente com o Poder Legislativo Municipal, organizará uma sessão solene anualmente para comemorar a data. Na lei original, as atividades comemorativas ficavam a cargo da escola e do Poder Executivo.

O pedido de adiamento partiu de Marco Garcia, que sugeriu a realização da sessão solene no período vespertino, durante as sessões ordinárias da Câmara, por ser uma medida mais prática e econômica.

O Plenário também deu sinal verde a duas Moções de Aplausos. A 15ª Sessão Ordinária foi transmitida ao vivo pelo canal aberto digital 61.3, pelo Youtube (links: Expediente e Ordem do Dia) e pelo Facebook (links: Expediente e Ordem do Dia). Todos os itens na pauta podem ser conferidos na íntegra aqui

(Comunicação Institucional Câmara)

 

 

Data da Sessão
Vídeos da Sessão