O Centro Comunitário do Parque do Horto que fica na rua Professor Nelson Facioli, 231, é o local escolhido para receber a próxima edição da Câmara nos bairros.
Na manhã desta quarta-feira, 3 de abril, o presidente da Câmara de Franca vereador Della Motta (Podemos) esteve acompanhado pelos assessores durante visita técnica no prédio que vai receber a estrutura do Legislativo.
O segundo encontro dos vereadores nos bairros está programado para acontecer na terça-feira, 30 de abril de 2024 quando será realizada a 13ª Sessão Ordinária.
Essa será a segunda reunião nos bairros após iniciativa da Mesa Diretora atualmente presidida pelo vereador Della Motta (Podemos) e composta pela vice-presidente vereadora Lurdinha Granzotte (União), o 1º Secretário vereador Kaká (PSDB) e a 2ª Secretária Lindsay Cardoso (Cidadania).
O primeiro encontro da Câmara nos bairros foi realizado no Centro Comunitário do Santa Maria em 26 de março de 2024 com resultado positivo.
Os encontros são regionais (Oeste, Sul, Norte e Leste) e de acordo com cronograma acontecem no período entre março e junho deste ano. Além do Santa Maria e Parque do Horto, outros dois encontros estão programados para os dias 28 de maio e 25 de junho. Os locais ainda serão definidos.
Câmara nos bairros
O projeto “Câmara nos Bairros” foi criado com o intuito é integrar e fortalecer o vínculo do legislativo com as comunidades.
Durante esse ano serão escolhidos alguns bairros nas regiões do nosso município para realização da Sessão Ordinária, cujo local será antecipadamente acordado e divulgado pela Assessoria de Imprensa desta Casa de Leis.
Entre os objetivos do projeto estão a popularização da atividade legislativa e a ampliação do contato direto dos vereadores com a população. A ideia é promover a integração entre o Legislativo e a comunidade para entender quais são os anseios e as prioridades de cada comunidade.
Assim o legislativo terá melhores condições para intermediar os reais interesses da população perante o Poder Executivo Municipal.
Regimento Interno
A sessão mesmo sendo realizada fora da Casa de Leis segue todas as normas e regras do Regimento Interno.
No período da manhã acontece o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna tanto pelos munícipes inscritos previamente e os próprios parlamentares, a partir das 9h. E a tarde os debates e votações com a Ordem do Dia a partir das 14h.
‘É de grande relevância o presidente da Câmara estar trazendo as sessões nos bairros para a população conhecer um pouquinho mais da política e da legislação. As vezes os moradores fazem cobranças sem saber o respaldo que temos e isso está trazendo credibilidade à população para acompanhar o dia a dia e o que acontece na política’ disse Thallita Barbosa, presidente do Centro Comunitário do Parque do Horto.
O presidente da Câmara Della Motta enfatizou ‘quando você chega tem a grata surpresa não só pela estrutura e o ambiente encontrado nos Centros Comunitários, mas por todo trabalho social que é prestado à população’
‘A Câmara nos bairros é para deixar muito mais próximo vereadores e a população, e também buscar as necessidades da região. Depois da sessão fazemos o encaminhamento das demandas junto ao Poder Executivo’ concluiu.