O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) esteve reunido nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, de 2024 com o Comandante do CPI-3 Marcelo dos Santos Sançana na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar em Franca.
Durante o encontro foi confirmado ao presidente do Legislativo que a região de Franca terá reforço no efetivo da Polícia Militar.
A medida atende um dos pedidos feitos pela Câmara Municipal através da Comissão de Assuntos de Segurança em junho do ano passado quando Della Motta e os colegas Gilson Pelizaro (PT) e Marcelo Tidy (União) apresentaram várias demandas da região durante agenda parlamentar com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Guilherme Derrite.
Um dos pontos tratados junto ao Estado foi exatamente a defasagem de efetivo, Della Motta disse ‘realmente é uma boa notícia para nossa cidade! Isso é fruto do trabalho desenvolvido na Câmara Municipal, e nessa audiência o Secretário de Segurança Guilherme Derrite garantiu que ia ter uma Escola de Formação de Policiais em Franca’
‘Essa escola iniciou na sede do 15º BPMI, são 60 jovens e quando formarem, óbvio que não devem permanecer por aqui, mas eles serão substituídos. E como somos a unidade formadora virão outros policiais no lugar deles, aqueles policiais que estão aguardando transferência para área de Franca e mais 22 cidades’ acrescentou
Além desse, outros pedidos foram feitos junto ao Estado como, por exemplo, a ampliação do efetivo para a Polícia Civil, a retomada da área que abrigava o antigo 4º Distrito Policial, reformas nos prédios do Batalhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e melhorias no prédio da Cadeia do Jardim Guanabara.
Também foi tratada a possiblidade da volta da Central de Atendimento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para os municípios.
‘O 193 foi embora para Bauru e 190 para Ribeirão Preto. Nós achamos que o tempo de resposta é fundamental para a viatura socorrer, controlar incêndios e os demais atendimento de ocorrências. O cidadão que está ao telefone obviamente também é Policial Militar! Mas ele não conhece a nossa característica, a nossa a cidade! Ele não sabe onde ficam as vias principais!’ lembrou.
Della Motta concluiu reforçando que a Casa de Leis vai continuar lutando por melhorias na área de segurança ‘esse também é um pedido dentre vários ofícios que nós levamos logo quando o Derrite assumiu a Secretaria de Segurança Pública’