O presidente da Comissão de Assuntos de Segurança Pública vereador Della Motta (Podemos) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 13 de junho, durante a 19ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
O parlamentar comentou sobre o cumprimento de agenda ao lado dos colegas Gilson Pelizaro (PT) e Marcelo Tidy (União) com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Guilherme Derrite nesta segunda-feira, 12 de junho, na Capital.
‘Levamos seis ofícios, fizemos um apanhado de tudo que está acontecendo na área de segurança pública em Franca’ destacou.
Della Motta citou alguns pontos ‘uma das pautas mais importantes que discutimos foi no tocante a ronda escolar. Levamos ao conhecimento dele para que seja mais efetiva, e obviamente, que levamos também a questão da defasagem do efetivo’
O legislador lembrou ‘sabemos que a defasagem de sargentos é de 16%, cabos e soldados 18%. E na realidade o secretário nos explicou que não há incentivo para que as pessoas prestem concursos da Polícia Militar devido aos baixos salários. Houve agora um reajuste, para se fazer um chamamento e um concurso público para ver se há interesse’
O parlamentar ainda citou os pedidos para reformas nos prédios do Batalhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Della Motta ressaltou ‘levamos os anseios da população francana quanto a questão do COPOM 190 da Polícia Militar e o COBOM 193 do Corpo de Bombeiros. Hoje você liga e a chamada cai em Bauru e ou Ribeirão Preto, então, imagina o tempo de resposta que é de fundamental importância no atendimento de ocorrências’
Além das demandas relacionadas a Polícia Militar, foram apontadas outras necessidades também na Polícia Civil. ‘Fizemos a solicitação para que o prédio do 4º Distrito Policial na avenida Carlos Roberto Haddad seja devolvido ao munícipio para que seja feito outro trabalho, uma creche ou uma escola’ disse.
Ainda na área de polícia judiciária, foram encaminhados pedidos quanto ao aumento de efetivo, retorno de delegacias nos bairros e melhorias no prédio da Cadeia do Jardim Guanabara.
Outro ponto destacado pelo vereador foi sobre a retomada de escolas de formação da PM. ‘A probabilidade de Franca ter uma escola de formação aumentou muito, então, se tivermos dois ou três pelotões, são 60 ou 90 policiais, que poderão permanecer em Franca’ enfatizou.
Della Motta finalizou ‘é um dever cumprido, agradeço aos colegas da comissão, mexemos em alguns pontos que no governo anterior eram pontos pacíficos e agora é um novo governo’