Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Notícias
  3. NOTÍCIAS - CÂMARA MUNICIPAL DE FRANCA

NOTÍCIAS - CÂMARA MUNICIPAL DE FRANCA

Por samuel.hc, 17 Agosto, 2021
33 Sessão Ordinária

Ronaldo Carvalho e Lindsay Cardoso aguardam resultados de exames para Covid-19

Os vereadores Ronaldo Carvalho (CIDADANIA) e Lindsay Cardoso (CIDADANIA) estão afastados e não participaram nesta terça-feira (17) da 33ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Franca.

Os parlamentares estão aguardando os resultados de exames para Covid-19. O presidente da Casa de Leis, Claudinei da Rocha (MDB) fez o comunicado no início dos trabalhos no período da manhã quando acontece a leitura dos documentos e uso da Tribuna.

‘A princípio são sintomas de uma gripe forte, mas os vereadores estão isolados em casa e aguardando os resultados dos exames’ disse o vereador Claudinei da Rocha.

Na semana passada, o vereador Daniel Bassi (PSDB) não participou da 32ª Sessão Ordinária pois também estava aguardando o resultado do exame que deu negativo. O parlamentar retornou a Casa de Leis nesta terça-feira (17) e participou da 33ª Sessão Ordinária.

Representante do Narev pede apoio às comunidades terapêuticas

Na manhã desta terça-feira (17) a Câmara Municipal de Franca recebeu o representante da Associação Núcleo de Apoio de Recuperação da Vida (NAREV), Silvio Luis Ferraz de Camargo que utilizou a Tribuna da Casa de Leis.

Silvio apresentou os detalhes do trabalho desenvolvido com atendimento aos dependentes químicos durante 30 anos com mais de 4 mil acolhidos nesse período.

O Narev atende homens acima de 18 anos, e atualmente conta com 60 vagas para tratamentos que são distribuídos em três unidades sendo escritório administrativo nas proximidades do Pedrocão, uma fazenda de atendimento inicial nas proximidades do Distrito Industrial com áreas cedidas em comodato pela Prefeitura e uma área própria onde é feito o tratamento na fazenda na Rodovia Tancredo Neves, entre Franca (SP) e Claraval (MG).

Silvio enfatizou ‘a pandemia mexeu demais com a cidade, nós ficamos 5 meses sem possibilidade de atender as pessoas e quase fechamos as portas em janeiro porque as despesas são muito altas’

O tratamento oferecido dura em média 7 meses, sem uso de medicamentos e tem como base a reestruturação de vínculos familiares, diálogo, e espiritualidade para reinserção na sociedade.

‘Além dos acolhidos atendemos as famílias, isso é fundamental, se não trabalhamos com apoio familiar o risco de volta as drogas e álcool é muito grande’ alertou Silvio.

E ainda fez o pedido de apoio aos parlamentares. ‘Nós precisamos de recursos, eu venho pedir o apoio dos senhores vereadores alguma verba adicional’ concluiu Silvio.

O representante ainda destacou a necessidade de solução de problemas burocráticos que dificultam o encaminhamento de pessoas por meio de convênio com a Prefeitura sendo que 20 vagas são disponibilizadas, mas as exigências rigorosas de protocolos têm dificultado o preenchimento das vagas.

O vereador Kaká (PSDB) defendeu o trabalho do Narev que serviu de exemplo para surgimento de novas comunidades terapêuticas na região. E ainda lamentou as dificuldades financeiras vividas pelas instituições para manter o atendimento na recuperação dos dependentes químicos.

Os vereadores Gilson Pelizaro (PT), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e Zezinho Cabeleireiro (PP) também parabenizaram os voluntários pelo trabalho e se colocaram à disposição na busca de soluções e mais recursos para entidade.

‘A ESAC pede socorro, é urgente’ diz gerente na Tribuna da Câmara

Os vereadores receberam na manhã desta terça-feira (17) durante a 33ª Sessão Ordinária o presidente da Escola de Aprendizagem e Cidadania (ESAC), Rui Engracia Garcia e a gerente administrativa da entidade, Geraldine Garcia Fuga Menezes.

Inicialmente os representantes da conhecida Guarda Mirim que atua no município há 52 anos agradeceram o empenho dos vereadores Claudinei da Rocha (MDB) e Donizete da Farmácia (MDB) que encaminharam o pedido para o repasse de R$ 50 mil por emenda parlamentar do deputado federal Baleia Rossi (MDB).

A entidade presta serviços com a formação e capacitação de jovens aprendizes, mas sofre com as dificuldades financeiras para manutenção dos trabalhos. De acordo com diretores, a dívida atual é de R$ 135 mil.

Em sua fala na Tribuna, Geraldine alertou ‘pedimos socorro para pagar as dívidas, recontratar funcionários e restabelecer os atendimentos prestados na cidade’

Com a falta de recursos, a entidade corre risco de perder a Certidão Negativa de Débitos (CND) e ficar impedida de receber repasses de recursos públicos.

O presidente Rui Engracia disse ‘a Câmara sempre abre as portas para nós, estamos passando por dificuldades, a ponto de estarmos em estado falimentar. Se não tivermos ajuda a dívida só vai crescer, precisamos de socorro’.

O vereador Claudinei da Rocha (MDB) falou sobre a importância dos parlamentares trabalharem junto aos deputados na busca de recursos para apoio à entidade e destacou a alta procura por jovens que se inscrevem nos programas da ESAC.

Como ex-guarda mirim, o vereador Marcelo Tidy (DEM) enfatizou que ao prestar apoio a entidade, a Casa de Leis está contribuindo com as crianças e adolescentes do município.

O vereador Gilson Pelizaro (PT) cobrou mais apoio financeiro da Prefeitura para auxiliar a entidade que atua diretamente com famílias de baixa renda.

O vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) se solidarizou com a situação e se colocou à disposição para trabalhar na busca de recursos com indicações aos deputados estaduais e federais,

Os vereadores Daniel Bassi (PSDB), Zezinho Cabeleireiro (PP) e Ilton Ferreira (PL) também se prontificaram a trabalhar em conjunto na busca de recursos por emendas parlamentares.

Sindicato Rural defende ‘calamidade pública’ na Tribuna da Câmara

O presidente do Sindicato Rural de Franca e Região, José Henrique Mendonça, fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Franca.

José Henrique iniciou falando sobre o trabalho da entidade com 58 anos apoiando os produtores rurais representando 23 municípios de Franca e Região.

Ele relembrou os desafios enfrentados pelo setor desde de 2016 quando as lavouras foram destruídas por geadas, fato que se repetiu em 2019 e mais três geadas neste ano de 2021. Além disso acrescentou os efeitos da seca enfrentadas em 2020 e 2021.

‘O setor de alimentos é o que mais movimenta o Estado de São Paulo. E nós estamos vivendo uma situação gravíssima, há poucos dias encaminhamos à Prefeitura de Franca um pedido de decreto de calamidade pública levando em consideração algumas estatísticas que havíamos levantado alguns dias’ disse José Henrique.

E acrescentou ‘Infelizmente não fomos atendidos nessa situação. Alguns municípios da nossa região como, Cristais Paulista, Jeriquara, Ribeirão Corrente, Restinga já aderiram a esse pedido’.

E enfatizou ‘não estamos pedindo dinheiro, não é isso. Estamos pedindo ao Governo do Estado e ao Governo Federal, linhas de crédito para que transforme a dívida do produtor de uma forma mais amena para que ele divida isso, porque está difícil do produtor cumprir seus compromissos’.

E ainda alertou sobre a falta de produtos e o aumento de preços de alimentos.

O vereador Daniel Bassi (PSDB) destacou a importância da união de lideranças políticas na busca por soluções para recuperação e fortalecimento do setor que é grande responsável por geração de renda e empregos.

O vereador Gilson Pelizaro (PT) disse que é preciso mais vontade política do Poder Executivo e sugeriu o envio de Ofícios Públicos de autoria coletiva cobrando a Prefeitura e o Estado

Os vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e Pastor Palamoni (PSD) defenderam união de forças e articulação junto aos deputados estaduais e federais para apoio ao setor.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelo https://franca.sp.leg.br/, pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3

(Comunicação Institucional da Câmara) 

 

 

 

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram.

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.

Notícias

  • TV Câmara
  • Vereadores na Tribuna
  • Tribuna Livre
  • Sessões da Câmara
  • Notas Oficiais
  • Comunicados
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.