A recém-instituída Comissão de Defesa do Meio Ambiente e dos Animais da Câmara Municipal de Franca (veja mais aqui) realizou a sua primeira reunião oficial na tarde de ontem, 27.
Os parlamentares Lindsay Cardoso (Cidadania), Daniel Bassi (PSDB) e Ronaldo Carvalho (Cidadania), respectivamente a presidente, o vice-presidente e o 3º membro do órgão legislativo, encontraram-se com o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) para tratar da necessidade de retomar as castrações e recolha de animais de grande porte no município. Tais programas encontram-se interrompidos já há algum tempo.
A conversa foi considerada muito proveitosa pelos vereadores. O chefe do Poder Executivo informou que as castrações e captura de animais grandes serão reativadas, assim como o convênio com a Unifran (Universidade de Franca). A instituição de ensino novamente ficará responsável por recolher e tratar animais atropelados.
Já foram iniciados os processos licitatórios dos serviços tanto de castrações quanto de captura e recolhimento de animais de grande porte nas ruas da cidade. Este último programa também inclui a inserção de microchips nos bovinos e equinos capturados. Tal dispositivo tem a função de armazenar informações de contato dos proprietários.
Com isso, se os animais escaparem novamente e causarem algum acidente ou forem encontrados em condições precárias de saúde, seus donos responderão judicialmente pela negligência e os bichos serão leiloados. Inclusive, o próximo leilão de animais de grande porte já está agendado para o dia 24 de fevereiro.
Lindsay comentou as boas notícias que recebeu de Alexandre:
Os protetores de animais e a população em geral estão há meses sem castrações gratuitas pelo município. A situação está difícil: muitas cadelas e gatas estão parindo em vias públicas e entrando na casa das pessoas. A fila de espera ainda é bastante extensa, mas o prefeito prometeu aumentar a quantidade dos procedimentos para essa lista ser zerada o mais rápido possível. Estamos confiantes de que vai dar tudo certo e nossa comissão será bastante atuante. Por exemplo, já estamos tentando levantar verbas para a reforma do Canil Municipal, a fim de dar um respaldo maior aos animais que estão recolhidos lá.
(Comunicação Institucional Câmara)