No dia 15 de novembro, a população de Franca foi às urnas para escolher os seus novos representantes do Poder Legislativo Municipal. Nesta matéria especial, dividida em três partes, apresentamos os projetos, ideias e planejamentos de todos os 15 vereadores eleitos no município. Estes foram dispostos em ordem alfabética. Veja abaixo:
1) Lurdinha Granzotte quer fortalecer o Legislativo e representar servidor municipal
A partir de janeiro de 2021, a servidora pública municipal Lurdinha Granzotte (PSL) inicia seu primeiro mandato como vereadora, tendo sido eleita com 1.220 votos. Quando tomar posse, ela pretende adotar medidas para fortalecer o Poder Legislativo, por ele “andar desacreditado” pela população francana e pelo trabalho dos parlamentares não ser reconhecido como deveria. Ela também quer representar o servidor público municipal em seu mandato:
Sou servidora pública municipal, sei de tudo o que a gente passa, das nossas dificuldades, dos nossos anseios. Eu quero ser uma voz do servidor na Câmara, e também de todos os francanos. Propostas boas a gente vai aprovar. Temos que trabalhar pensando no bem comum, em todas as áreas: na saúde, ação social, educação... Temos que ter uma política pública social, precisamos muito de dar atenção às pessoas mais necessitadas, principalmente os moradores de rua, as pessoas que são menos favorecidas mesmo. Fiscalizarei tudo o que a Prefeitura for fazer; quero ter um bom relacionamento com o Poder Executivo, porque eles dependem de nós e nós dependemos deles. Eu também quero atender as pessoas no meu gabinete, estarei sempre à disposição.
2) Marcelo Tidy aposta em canal de comunicação com os francanos e gabinete nas ruas
Alcançando 1424 votos nas urnas, o corretor de imóveis Marcelo Tidy (DEM) será mais um vereador estreante na Câmara Municipal de Franca em 2021. Ele revelou que o seu primeiro passo após ser empossado no dia 1º de janeiro (veja mais aqui) será o de criar um canal de comunicação com a comunidade francana por meio do aplicativo WhatsApp, denominado por ele de “Fala Tidy”. O parlamentar promete estar disponível também nas suas redes sociais, assim como permanecer próximo aos cidadãos da cidade:
Meu gabinete vai estar nas ruas. Você, francano, vai poder falar comigo na rua e me mandar as suas reivindicações e reclamações. Eu farei de tudo para estar presente diante de cada um que me procurar e, assim, tentarmos resolver os problemas da nossa cidade. Vamos trabalhar em parceria com o novo prefeito [Alexandre Ferreira] e cobrá-lo para que façamos uma excelente gestão de 2021 a 2024. Todos os meus posicionamentos serão pelo interesse exclusivo da população de Franca. No dia 4 de janeiro, segunda-feira, já estarei no gabinete da Câmara preparando todas as reivindicações que o Poder Público poderia ter feito durante todo esse ano mas ainda não fez. Então, contem comigo e estarei à disposição de vocês 24 horas por dia.
3) Pastor Palamoni irá intensificar atendimento de gabinete e busca por verbas
Atual presidente da Câmara, o vereador Pastor Palamoni (PSD) conseguiu se reeleger com 1559 votos nas eleições deste ano. Para 2021, ele pretende dar seguimento ao trabalho realizado no seu primeiro mandato, desempenhando as principais ações de um vereador, que é representar a população, fiscalizar o Poder Executivo e legislar:
Vamos intensificar o nosso trabalho em todas essas frentes, assim como o atendimento de gabinete, ouvindo quais são as necessidades das pessoas no seu dia a dia. A gente faz um trabalho tanto coletivamente quanto individual; este se refere às pessoas que nos procuram aqui na Câmara Municipal. A minha atuação é muito voltada para a área social: estamos sempre preocupados com a saúde, educação e segurança. Nesse período em que eu estou como vereador, a gente foi buscar recursos para a área da saúde e intermediamos, através de emendas parlamentares, o envio de R$ 1,7 milhão. Queremos dar continuidade a esse processo, porque sabemos que é muito importante e necessário, assim como focar na área da educação e segurança.
4) Ronaldo Carvalho propõe cursos, projetos sustentáveis e zerar filas de cirurgias
O agente de Saneamento Ambiental Ronaldo Carvalho (Cidadania) começa seu primeiro mandato como vereador em janeiro do ano que vem. Eleito para o cargo com 1908 votos, ele tem propostas para as áreas da educação, saúde e ação social do município. Com relação à primeira, Ronaldo planeja melhorar a capacitação dos professores e dar apoio técnico às escolas a fim de aprimorar a qualidade do ensino fundamental e o setor tecnológico das unidades – o que inclui oferecimento de internet de qualidade e manutenção de equipamentos. Outra ideia é o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas instituições, como a captação de águas pluviais e a sua subsequente reutilização. Por fim, Carvalho deseja trabalhar pela inclusão de alunos portadores de deficiências. Ele também apresenta seu planejamento para os outros dois campos:
Na saúde, pretendo trabalhar muito a prevenção, que é o melhor caminho. Tentaremos, junto aos órgãos competentes, zerar as filas de espera para a realização de exames e cirurgias. Também tentarei criar um projeto de lei para incluir o aprendizado profissional nas comunidades carentes, para que os jovens possam aprender uma profissão e entrar no mercado de trabalho, conseguindo o seu próprio sustento. Nós vamos tirar esses jovens das ruas.
5) Zezinho Cabeleireiro reivindica agilidade na construção civil e proteção de nascentes
Após ter cumprido dois mandatos como vereador (de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016), Zezinho Cabeleireiro (PP) retorna à Câmara Municipal de Franca em 2021. Seu foco será o atendimento à população e a elaboração de bons projetos. Um deles, por exemplo, deverá alterar uma Lei de autoria do próprio Zezinho. A Lei Complementar nº 279/2017 (veja aqui) estipula que o prazo para aprovação de planta residencial ou comercial até 70 m² (“plantas populares”) será de até oito dias. O parlamentar eleito comenta a situação:
Eu fico indignado de ver, nesses últimos anos, construtores chorando para a Prefeitura liberar seus projetos. Um setor que gera emprego e renda para o munícipio não pode ficar desse jeito. Então, teremos que alterar a Lei Complementar nº 279, abrangendo o prazo de oito dias para casas de todo tamanho. Vamos estudar esse projeto certinho e marcar reuniões com os construtores, que estão me apoiando. Queremos lutar também pela proteção das nascentes de água. O governo estadual, em parceria com a Prefeitura de Franca, poderia dar incentivos para os sitiantes e fazendeiros cuidarem das nascentes.
(Comunicação Institucional Câmara)