1) Gilson Pelizaro pretende realizar mandato propositivo e fiscalizador
O vereador eleito Gilson Pelizaro (PT) retorna à Câmara Municipal em 2021, após ter conquistado 1.565 votos nas eleições municipais. Anteriormente, ele já havia cumprido quatro mandatos consecutivos como parlamentar no Legislativo local, de 1993 a 2008. Para esta nova legislatura, Pelizaro afirmou que sua prioridade é realizar um mandato propositivo e, ao mesmo tempo, pautado pela fiscalização:
Vou estar muito próximo do Ministério Público, do Tribunal de Contas e dos órgãos fiscalizadores da Administração Pública. Farei levantamentos para saber se as coisas estão corretas ou não. Também vamos realizar várias audiências públicas e teremos muita participação popular no mandato. Quero fazer as comissões [permanentes da Casa de Leis] funcionarem, discutindo assuntos relevantes da cidade, e contribuir para a Câmara ter um papel de protagonista na questão política francana. Ela não pode ser mera espectadora e também não podemos ter bancada do Amém. Temos que ter gente com posturas corretas.
2) Ilton Ferreira deseja continuar representando creches e ensino infantil
Com 1.842 votos computados nas urnas, o vereador Ilton Ferreira (PL) conseguiu se reeleger e inicia o seu segundo mandato no ano que vem. Para os seus próximos quatro anos como parlamentar na Casa de Leis francana, Ilton pretende dar continuidade ao seu trabalho, principalmente o fiscalizatório:
A fiscalização é parte das nossas funções como vereadores. Além disso, vou continuar lutando pelas creches, por uma valorização melhor dos seus funcionários e por um aumento no repasse per capita para as crianças. Quero estar ao lado do prefeito com orientações pedagógicas sobre as atividades das entidades do Terceiro Setor. Então, pretendemos continuar representando as creches e a Educação Infantil de Franca.
3) Kaká espera encontrar maior abertura no Executivo para trabalhar melhor
O vereador Kaká (PSDB) foi outro a garantir a reeleição e o segundo mandato, com 1.635 votos nas eleições municipais deste ano. Durante a próxima legislatura, ele mantém expectativas de que possa encontrar uma receptividade maior junto à Prefeitura:
Como desenvolvemos um papel de oposição, pudemos fazer poucas coisas [no mandato atual], a não ser o nosso principal papel, que é fiscalizar. Além disso, nós acompanhamos, e, na medida do possível, mostramos caminhos ao Poder Executivo, que não deu ouvidos à nossa voz. Então, a minha esperança é que eu possa desenvolver um trabalho melhor como vereador se esse Executivo que entrar der essa liberdade para nós.
4) Lindsay Cardoso propõe prevenção ao abandono de animais e castrações urgentes
A confeiteira Lindsay Cardoso (Cidadania) foi a candidata a vereadora mais votada dessas eleições, com 3.284 votos. Estreante na política, ela tem como principal bandeira a defesa dos direitos dos animais, e já possui alguns projetos que pretende viabilizar nessa área:
Um deles é a criação de uma campanha de prevenção ao abandono de animais. Iremos às escolas e centros comunitários com cartilhas e palestras para conscientizar a população. Também queremos aumentar o número de castrações gratuitas para os animais de pessoas de baixa renda e de protetores previamente cadastrados pela Prefeitura. E vai ter mais controle animal com a criação do programa de castração urgente para gatas e cadelas no cio, as quais poderão ser abrigadas no Canil e devolvidas ao bairro após a recuperação. Também propomos a criação de uma página dentro do site da Prefeitura para doação de cães e gatos que vivem no Canil ou com protetores de animais.
5) Luiz Amaral quer priorizar para jovens, idosos, mulheres e pessoas com deficiência
O pastor evangélico Luiz Amaral (Republicanos) é mais um novato a conseguir se eleger para a Câmara Municipal, com 2.924 votos. Ele afirmou que irá defender as bandeiras da família e da ação social. O seu principal objetivo é ajudar a construir uma Franca mais justa, com um olhar mais voltado para as crianças, adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com deficiência. Luiz também destaca outros pontos do seu planejamento:
Gerindo boas ideias de políticas públicas, estarei sempre lutando pelo crescimento de Franca. Contarei com parcerias. Filiado ao Republicanos, terei o apoio de 32 deputados federais, 42 estaduais e dois senadores, facilitando futuros acordos e trazendo investimentos e recursos para o desenvolvimento da cidade. Também irei fiscalizar o Executivo, solicitar recursos para a Guarda Civil aumentar as rondas nos bairros, exigir uma melhor prestação de serviços para a população nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e prontos-socorros, fortalecer a indústria e comércio da nossa cidade, trazer políticas públicas para aprimorar o transporte público e buscar melhorias para os motoristas de táxis e aplicativos.
(Comunicação Institucional Câmara)