Pelizaro pede melhorias no trânsito, destaca avanço do Instituto Federal e defende fiscalização do Hospital Regional
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
02 de junho de 2026
O vereador Gilson Pelizaro (PT) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Franca na manhã desta terça-feira (2), durante a 18ª Sessão Ordinária, para abordar temas relacionados à mobilidade urbana, educação e saúde.
Melhorias trânsito
No início do pronunciamento, o parlamentar comentou sobre demandas recebidas de moradores da região do Paiolzinho e relembrou uma indicação apresentada em 2023 solicitando melhorias no acesso e na segurança viária da Rodovia Tancredo Neves, que liga Franca a Claraval (MG).
Segundo ele, os frequentes acidentes registrados no local demonstram a necessidade de estudos técnicos para adequação da entrada e saída da via.
“Vou saber se a Prefeitura fez algum estudo, uma análise técnica da entrada e saída do Paiolzinho, porque tem jeito”, afirmou.
Como exemplo, o vereador citou intervenções realizadas em acessos rodoviários da região e defendeu investimentos para melhorar a fluidez do trânsito e reduzir riscos aos motoristas.
Mais investimento no trânsito
Ao ampliar a discussão para o cenário municipal, Pelizaro criticou a falta de recursos destinados ao setor e afirmou que a estrutura atual não acompanha o crescimento da cidade.
“Nós temos uma cidade que é uma das melhores para se viver no Estado de São Paulo, mas nós temos uma Secretaria Municipal de Trânsito que não acompanha o crescimento da cidade, não acompanha a expansão urbana que a cidade tem”, declarou.
O parlamentar também reforçou a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas à mobilidade e segurança viária.
“O trânsito da cidade de Franca mata, mata muito”, alertou.
Educação e Instituto Federal
Durante o pronunciamento, Gilson Pelizaro voltou a tratar das reivindicações apresentadas por estudantes da Unesp em relação à qualidade da alimentação oferecida pela universidade. Segundo ele, a situação tem sido apontada pelos alunos como uma das pautas do movimento grevista que envolve professores, servidores e estudantes.
Na sequência, o vereador relatou agenda oficial cumprida em Matão, onde participou da inauguração de um restaurante estudantil no Instituto Federal do município. O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Leonardo Osvaldo Barchini Rosa.
Pelizaro destacou o investimento realizado na unidade e aproveitou para reforçar o pedido para que Franca seja contemplada com um campus do Instituto Federal.
Segundo ele, representantes do Ministério da Educação indicaram que o projeto para instalação da unidade em Franca continua avançando.
“Franca está na lista. Franca é prioridade com relação ao Instituto Federal. Está tudo certinho tecnicamente. O Ministério agora está no Palácio do Planalto e nós vamos resolver a questão”, afirmou.
O vereador acrescentou que a expectativa é de que novos institutos federais sejam anunciados pelo Governo Federal nos próximos meses.
“A gente está sentindo que a coisa pode sair ainda agora, ser anunciada em brevíssimo tempo o Instituto Federal da cidade de Franca”, declarou.
Hospital Regional
Outro tema abordado foi a inauguração do Hospital Regional Três Colinas Dom Diógenes da Silva Matthes. Pelizaro destacou a importância da unidade para ampliar a oferta de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. “Vai quase dobrar o número de leitos SUS”, ressaltou.
O parlamentar também lembrou a participação do Governo Federal no credenciamento dos novos leitos e no financiamento dos serviços que serão oferecidos à população. “Quem vai botar recurso para fazer a coisa andar é o Governo Federal”, afirmou.
Apesar de reconhecer a relevância da nova estrutura, o vereador defendeu acompanhamento permanente da gestão hospitalar e questionou o modelo de administração da unidade. “Como vai ser essa terceirizada que vai cuidar do hospital? Será que é igual algumas terceirizadas que a gente já tem visto administrar hospitais pelo Estado inteiro e a gente sabe o tanto de problema que tem dado?”, questionou.
Pelizaro ainda observou que a construção e manutenção de hospitais de média e alta complexidade são responsabilidades do Governo do Estado.
“Essa é uma coisa do Estado. Alta e média complexidade é obrigação do Estado. O Estado está fazendo uma coisa que é obrigação dele”, disse.
Investimentos públicos
Ao final da fala, o vereador mencionou dados apresentados durante a Audiência Pública de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao 1° quadrimestre de 2026 e comparou os investimentos realizados pelos governos estadual e federal em Franca.
Segundo ele, os números apresentados demonstram uma participação significativa dos recursos federais no orçamento municipal e em obras desenvolvidas na cidade.
Encerrando o pronunciamento, Pelizaro defendeu a ampliação dos investimentos em infraestrutura, mobilidade, educação e saúde, argumentando que o crescimento de Franca exige planejamento e maior capacidade de investimento por parte do poder público.
Notícias Relacionadas
Marília Martins destaca Festival Mulheres em Luta e aponta atrasos em obras de combate a enchentes
02 de junho de 2026
Walker Bombeiro pede melhorias no acesso ao Paiolzinho e questiona logística de obras antienchentes
02 de junho de 2026
Donizete destaca projetos sociais da família de Estevão, celebra Hospital Regional e valoriza trabalho da Santa Casa
02 de junho de 2026
Patriota destaca apoio a jovens esportistas, comenta arquivamento de investigação e reforça fiscalização na saúde
02 de junho de 2026