Transporte escolar: ATEF discute com Pelizaro atualização de leis e concessão para veículo reserva
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
06 de fevereiro de 2026
Representantes da Associação do Transporte Escolar de Franca (ATEF) se reuniram nesta quarta-feira (4) com o vereador Gilson Pelizaro (PT) para discutir atualização na legislação que garanta aos prestadores de serviços de transporte escolar a concessão de um veículo reserva.
A proposta busca garantir a continuidade do serviço, especialmente em situações de manutenção ou falhas mecânicas na frota em operação.
Durante o encontro, também foi debatida a necessidade de atualização do decreto que regulamenta o transporte escolar em Franca, em vigor desde 2004.
Segundo o parlamentar, a legislação está defasada e precisa de adequações para acompanhar as demandas atuais do setor, além de oferecer mais segurança, qualidade no atendimento aos estudantes e melhores condições de trabalho aos profissionais.
“Fizemos várias reuniões para fazer alterações, tanto no decreto que regulamenta o transporte escolar, como na própria legislação que existe desde 2004 e criou o transporte escolar na cidade de Franca. Como é uma lei de 20 anos atrás, ela precisa de adequações, precisa melhorar, e o nosso objetivo é criar melhores condições de trabalho para o pessoal. O objetivo agora é fazer uma alteração na lei para criar a condição de ter o veículo reserva”, destacou o vereador.
Atualmente, o transporte escolar no município conta com 112 veículos cadastrados junto à Prefeitura, sendo que 65, integram a ATEF. A associação apresentou as principais demandas da categoria e ressaltou a importância do veículo reserva para evitar a interrupção do serviço em casos de imprevistos mecânicos.
“Nós precisamos de outro carro para trabalhar, porque se o carro quebra, nós não podemos continuar o exercício da atividade. Os pais ficam sem transporte para os filhos, e fica uma situação constrangedora”, afirmou o presidente da ATEF, Ronald Souza.
Com o início do ano letivo, Ronald Souza informou ainda que todos os veículos da associação estão devidamente regularizados e aptos a realizar o transporte dos alunos. Segundo ele, a documentação exigida pela legislação está em dia e pode ser solicitada pelos responsáveis diretamente aos transportadores.
A discussão ocorre em um momento de atenção especial ao transporte escolar, com a volta às aulas em Franca, reforçando o compromisso com a segurança, a regularidade do serviço e o acesso dos estudantes às unidades de ensino.
Notícias Relacionadas
Comissões analisam veto e projetos sobre saúde, meio ambiente e segurança patrimonial
06 de fevereiro de 2026
Câmara vota projetos sobre retirada de cateter, parcelamento do solo e combate ao furto de cabos
06 de fevereiro de 2026
Câmara aprova homenagem a educador e concede título honorífico a empreendedor francano
03 de fevereiro de 2026
Presidente da Câmara, Fransérgio Garcia anuncia devolução de R$ 10 milhões e defende austeridade
03 de fevereiro de 2026