Transporte escolar: ATEF discute com Pelizaro atualização de leis e concessão para veículo reserva

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

06 de fevereiro de 2026

Imagem de capa da Notícia

Representantes da Associação do Transporte Escolar de Franca (ATEF) se reuniram nesta quarta-feira (4) com o vereador Gilson Pelizaro (PT) para discutir atualização na legislação que garanta aos prestadores de serviços de transporte escolar a concessão de um veículo reserva.

A proposta busca garantir a continuidade do serviço, especialmente em situações de manutenção ou falhas mecânicas na frota em operação.

Durante o encontro, também foi debatida a necessidade de atualização do decreto que regulamenta o transporte escolar em Franca, em vigor desde 2004.

Segundo o parlamentar, a legislação está defasada e precisa de adequações para acompanhar as demandas atuais do setor, além de oferecer mais segurança, qualidade no atendimento aos estudantes e melhores condições de trabalho aos profissionais.

“Fizemos várias reuniões para fazer alterações, tanto no decreto que regulamenta o transporte escolar, como na própria legislação que existe desde 2004 e criou o transporte escolar na cidade de Franca. Como é uma lei de 20 anos atrás, ela precisa de adequações, precisa melhorar, e o nosso objetivo é criar melhores condições de trabalho para o pessoal. O objetivo agora é fazer uma alteração na lei para criar a condição de ter o veículo reserva”, destacou o vereador.

Atualmente, o transporte escolar no município conta com 112 veículos cadastrados junto à Prefeitura, sendo que 65, integram a ATEF. A associação apresentou as principais demandas da categoria e ressaltou a importância do veículo reserva para evitar a interrupção do serviço em casos de imprevistos mecânicos.

“Nós precisamos de outro carro para trabalhar, porque se o carro quebra, nós não podemos continuar o exercício da atividade. Os pais ficam sem transporte para os filhos, e fica uma situação constrangedora”, afirmou o presidente da ATEF, Ronald Souza.

Com o início do ano letivo, Ronald Souza informou ainda que todos os veículos da associação estão devidamente regularizados e aptos a realizar o transporte dos alunos. Segundo ele, a documentação exigida pela legislação está em dia e pode ser solicitada pelos responsáveis diretamente aos transportadores.

A discussão ocorre em um momento de atenção especial ao transporte escolar, com a volta às aulas em Franca, reforçando o compromisso com a segurança, a regularidade do serviço e o acesso dos estudantes às unidades de ensino.

 

Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.