Câmara vota mais transparência para faltas parlamentares

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

10 de junho de 2020

A Câmara Municipal de Franca realiza a sua 16ª Sessão Ordinária na próxima terça-feira, 16, quando serão apreciados dois projetos, ambos de autoria do Poder Legislativo Municipal. Um deles é o Projeto de Resolução nº 03/2020, do vereador Tony Hill (DEM), que dispõe sobre a obrigatoriedade de constar no site oficial da Casa de Leis as motivações das faltas parlamentares em sessões ordinárias ou extraordinárias.

Atualmente, já são disponibilizados pela Casa de Leis o quantitativo de faltas dos veredores em sessões ordinárias ou extraordinárias. A proposta agora é de divulgar a motivação das faltas parlamentares nas sessões, aprimorando, assim, o princípio da publicidade ou transparência pública. As informações deverão ser prestadas de forma clara, objetiva e em linguagem de fácil compreensão e seu acesso deve ser simples, de modo a facilitar a pesquisa de conteúdo.

Também será avaliado pelo Plenário o Projeto de Lei (PL) nº 134/2019, de autoria do vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB). A proposta altera a Lei nº 8.839/2019, do mesmo autor, a qual institui no município de Franca o “Dia do Estudante Samaritano”.

De acordo com o projeto, o Instituto Samaritano de Ensino, juntamente com o Poder Legislativo Municipal, organizará uma sessão solene anualmente para comemorar a data. Na lei original, as atividades comemorativas ficavam a cargo da escola e do Poder Executivo. O PL iria ser votado nesta semana mas acabou adiado por uma semana para passar por adequações (veja mais sobre isso aqui).

Os vereadores também irão analisar quatro Requerimentos. A 16ª Sessão Ordinária será transmitida ao vivo a partir das 9h pelo canal aberto digital 61.3, pelo Youtube e pelo Facebook. Todos os itens na pauta podem ser conferidos na íntegra aqui.

(Comunicação Institucional Câmara)

 

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.