Laercinho

Foto do vereador Laercinho
 
Partido: 
PMDB - PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (15)
 
 
 
Telefones do gabinete: 
(16) 3713-1553
(16) 3713-1554
 
 
Nome Completo: 
Miguel Laércio Mathias
Data de nascimento: 
17/02/1956
Biografia: 

Vida Pessoal

Miguel Laércio Matias – ‘Laercinho do Paiolzinho’, nasceu em 1956 na região do Paiolzinho, sendo registrado em Claraval-MG, filho de Dona Palmira e Sr. Miguel, trabalhou na Zona Rural, foi agricultor, feirante, idealizador e fundador da Associação de Produtores da sua localidade e responsável pela criação da Feira do Produtor, hoje é Corretor de Imóveis e trabalha com venda, permuta, avaliação de imóveis urbanos e rurais. Casado com Lúcia Cristina de Freitas Matias é pai de dois filhos: Rafael e Gisele, e têm quatro netos: Leonardo, Felipe, João Vitor e Maria Eduarda. Valoriza a família e a amizade, segundo ele, são as bases para uma vida realmente completa e feliz.

Apesar das dificuldades iniciais ao chegar a Franca, Laercinho conseguiu se estabelecer como feirante e depois como corretor de imóveis, profissão que exerce até hoje e através da qual promove a venda, permuta e avaliação de imóveis. “Mesmo tendo desenvolvido outras profissões, minha desenvoltura sempre foi para o comércio”, reforça Laercinho, que se sente gratificado quando consegue atender com profissionalismo tanto quem compra quanto quem vende um imóvel. “Procuro satisfazer a todos”. E na maioria das vezes, ele tem êxito em suas negociações.

Simpático e disposto a ajudar, Laercinho participa da Igreja Católica e através dela realiza trabalhos voluntários nas comunidades de base. Foi por conta desse envolvimento que ele sentiu a necessidade de fazer algo a mais pelas pessoas e encontrou na política o meio para isso. “Adoro estar nesse meio. É gratificante, principalmente quando consigo atender, dar respaldo à população que me elegeu”, revela Laercinho, que cumpre seu terceiro mandato como vereador de Franca.

Vida Pública

Apesar de ser apaixonado pelo mercado imobiliário, foi na política que Laercinho se encontrou. Quem o conhece costuma dizer que ele nasceu para fazer o que faz: lutar pelo bem de todos. Talvez por isso ele acredite que a política tenha sido consequência de uma vida voltada para o social, em prol dos mais necessitados. “O engajamento nas questões sociais aconteceu de forma gradativa, até tomar proporções cada vez maiores. Primeiramente nas comunidades de base, iniciado na São Geraldo e depois na Capelinha, em seguida participei da direção da Associação dos Produtores Rurais do Paiolzinho, na qual ocupei algumas vezes o cargo de presidente ou membro da diretoria”, relata.

Atuante da sociedade, Laercinho passa a maior parte de seu dia solucionando problemas da coletividade. Para tanto, está presente nas comunidades, seja realizando campanhas de arrecadação de donativos para as paróquias, leilões beneficentes – como leiloeiro ou como doador. O fato é que ele ajuda de uma forma ou de outra.

Filiou -se em um partido político no ano de 1995, disputou as eleições no ano seguinte e não parou mais. O primeiro mandato veio em 2001/2004, depois 2009/2012 e hoje está em seu terceiro ano do terceiro mandato como Vereador pelo Partido Progressista – PP (2013-2016).

Na Câmara Municipal Laercinho trabalha em prol da coletividade, e ao longo desses anos como parlamentar, desenvolveu diversos projetos e ações, tais como a pavimentação da Vicinal do Paiolzinho, a recuperação de diversas estradas rurais da região: “Nego Eloi” e “Alberto Carraro”; conseguiu área de descarte de embalagens de agrotóxicos, coleta de lixo rural (caçambas fixas), entre outras. Criou e aprovou leis de grande relevância a população francana; é autor da Lei complementar nº 180/2011, que proíbe a panfletagem desordenada, criação do adesivo “Não aceitamos panfletos”, e indicação da Lei que regularizou o desmembramento dos imóveis permitindo o registro nos cartórios.

Em 2012 votou contra o aumento salarial dos Vereadores e como o reajuste foi aprovado, registrou em cartório um compromisso público (nº 95536/2011), que repassaria mensalmente a diferença do salário a 4 (quatro) Entidades Assistenciais de nossa Cidade, sendo elas: Casa São Camillo de Lelis, Chácara Sorriso, Promoção Humana da Capelinha e Sagrado Coração de Jesus. Nestes mais de 2 (dois) anos o repasse total corresponde a cerca de 32.000,00 (trinta e dois mil reais).

De origem humilde, que faz crescer nele a vontade de servir ao próximo, de fazer a diferença no dia a dia das pessoas, é desta forma que tem trabalhado pelo população de Franca.