Ronaldo Carvalho

Nome Completo
Ronaldo Ronei de Carvalho
Mandatos
Filiação Partidária
Foto do Vereador Ronaldo Carvalho
Biografia

onaldo Ronei de Carvalho nasceu em São Paulo (SP) em 12 de maio de 1970, mas não demorou para vir morar na terra das Três Colinas: com três anos de idade, já era residente em Franca. É filho de Lídio Berlarmino de Carvalho e Armelinda Batista de Carvalho. Casou-se com Nair Aparecida Félix Carvalho, e com ela teve dois filhos, Lucas e Ana Laura.

Completou o Ensino Médio em 2010 e possui em seu currículo muitas experiências profissionais. Ronaldo trabalhou por 12 anos na indústria calçadista, seguidos por oito anos em uma empreiteira da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Por fim, em 1999, após ser aprovado em concurso público, ele se tornou agente de saneamento básico na Sabesp.

Além da sua carreira profissional, Carvalho dedica parte de seu tempo a projetos voluntários que assistem a comunidade francana. Na própria Sabesp, por exemplo, ele sempre fez parte da comissão da Campanha do Agasalho. Participou de cursos de formação de liderança e hoje atua nessa área também.

Membro da Igreja Católica e participante do movimento Renovação Carismática, Ronaldo colabora com diversos projetos religiosos. Ele já participou de diversas pastorais, as quais são focadas na assistência social a famílias carentes; atuou como líder da Renovação Carismática; e fundou e coordenou vários grupos de oração. Foi devido ao seu envolvimento em tais iniciativas religiosas que Carvalho candidatou-se a vereador na Câmara Municipal de Franca:

A política surgiu na minha vida através desses trabalhos que eu estava realizando enquanto membro da Igreja Católica. Foi despertando no coração das pessoas que trabalhavam comigo o pensamento de que eu seria uma boa opção para a política. Então, eu não me lancei candidato, eu fui escolhido para representar as pessoas.

Iniciando o seu primeiro mandato como parlamentar, após ter alcançado 1.908 votos nas urnas em 2020, Ronaldo já tem as suas prerrogativas traçadas - trabalhar e priorizar:

Eu sei que o vereador tem várias atribuições, e tem muitas coisas que não é atribuição dele. Não acredito na política como assistencialismo nem como crítica somente. Eu acredito na política que visa ao bem comum. Quero buscar, junto das pessoas, junto da sociedade, as soluções para problemas que estamos vivendo há muito tempo.

Entre os problemas que Carvalho quer ajudar a resolver, os de saúde, educação, ação social e segurança terão prevalência. Ele inclusive já traçou algumas propostas. Entre elas, estão trabalhar a prevenção de doenças; intermediar o fim das filas de espera para a realização de exames e cirurgias; uma maior capacitação dos professores; apoio técnico às escolas a fim de aprimorar a qualidade do ensino fundamental e o setor tecnológico das unidades – o que inclui oferecimento de internet de qualidade e manutenção de equipamentos; desenvolvimento de projetos sustentáveis nas instituições de ensino, como a captação de águas pluviais e a sua subsequente reutilização; inclusão de alunos portadores de deficiências; e a elaboração de projeto de lei que inclua o aprendizado profissional na rotina de comunidades carentes.