Confira abaixo um resumo do discurso de cada um dos vereadores que usou a Tribuna no Expediente da 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, durante a manhã de hoje, 03.
1) Pastor Otávio Pinheiro defende que buracos sejam tapados ou ao menos sinalizados
Retomando assunto tratado por ele na 4ª Sessão Ordinária (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/node/27218), o vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB) cobrou que o Poder Executivo tape os buracos, após um sapateiro ter caído em um buraco na Avenida Brasil e se machucado. “Já perdemos uma vida. Rua não é lugar de buraco, tem que tampar. Até que a Prefeitura faça o serviço, que os buracos em vias de grande fluxo como avenidas sejam sinalizados”, argumentou.
Pastor Otávio também agradeceu a EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) por ter instalado cobertura em ponto de ônibus no Jardim Paraty. Ele ainda contou ter participado de manifestação de moradores do Jardim Nossa Senhora das Graças, que reivindicam a abertura de uma avenida de acesso ao bairro mais larga. “Ontem, 02, protocolamos no Ministério Público um abaixo-assinado para o órgão possa acelerar esse processo”, finalizou o parlamentar.
2) Carlinho Petrópolis Farmácia anuncia voto contrário a subsídio de ônibus
O vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (MDB) iniciou sua fala na Tribuna agradecendo a senadora Mara Gabrilli (PSDB) por ter destinado emenda de R$ 100 mil à Santa Casa de Misericórdia de Franca. Ele também aproveitou para apresentar números de audiência pública da Secretaria da Saúde realizada na semana passada, ao mesmo tempo em que cobrou mais participação da população neste tipo de evento. “Foram feitos mais de 284 mil atendimento nesse quadrimestre. A Prefeitura está se empenhando”, declarou.
Carlinho também se solidarizou com os animais abandonados da cidade e a falta de apoio aos seus protetores, assim como com o caso de transfobia relatado na manhã de hoje na Tribuna. “Temos que valorizar a vida e o amor daqueles que nos correspondem. Comigo não tem [distinção de] religião, cor, ou raça. Meu gabinete está de portas abertas a todos”, afirmou o parlamentar. Ele finalizou declarando seu voto contrário ao projeto de lei nº 138/2019, do prefeito Gilson de Souza (DEM), que autoriza o Poder Executivo a repassar subsídio para o custeio do Sistema Público de Transporte Coletivo. “O momento não é agora. O governo tem outras prioridades”, finalizou.
3) Adérmis Marini critica Prefeitura por buracos e comissionados
O vereador Adérmis Marini (PSDB) teceu críticas ao prefeito Gilson de Souza (DEM) em seu discurso na Tribuna. O primeiro tópico na pauta foram os buracos. “Eles são resultado da incompetência da atual gestão”, afirmou. Em seguida, ele relembrou que se posicionou contrariamente a projetos de autoria do Poder Executivo referentes aos comissionados desde 2017. “Se o Prefeito tivesse ouvido o [departamento] Jurídico da Câmara, talvez não estivesse passando por essa situação”, conjecturou, referindo-se a comissão processante aberta hoje pela Câmara.
Por fim, o parlamentar também rechaçou postagem da Prefeitura nas redes sociais na qual se pede para a população dizer não ao aumento na tarifa de ônibus. Na opinião de Adérmis, o Poder Executivo está jogando o povo contra os vereadores e agindo de forma irresponsável.
O discurso dos vereadores podem ser assistidos na íntegra pelo Youtube (link: https://youtu.be/NtNovjaqwIA?t=8382) e pelo Facebook (https://www.facebook.com/camaradefranca/videos/825973924544930/).
(Comunicação Institucional Câmara)