Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Processo Legislativo e Documentos
  3. Sessões da Câmara
  4. 17ª Sessão Ordinária de 2021

17ª Sessão Ordinária de 2021

Por bruno.ctp, 27 Abril, 2021
Imagem Principal
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Franca durante a 17ª Sessão Ordinária
Data da Sessão
27/04/2021
Texto Principal

Vereadores na Tribuna – 27/04/2021

Confira abaixo resumos dos discursos de cada um dos vereadores que usou a Tribuna na manhã de hoje, 27, durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca.

 

1)      Della Motta se queixa de falta de políticas públicas para moradores de rua

A população de rua foi o tema do discurso do vereador Della Motta (Podemos). Ele fiscalizou diversas vias públicas por toda a cidade e constatou um grande número de moradores de rua. Para resolver a situação, ele sugeriu a devida implantação de políticas públicas. “Há cobranças desse Legislativo desde 2017. Precisamos de internação para os usuários de drogas e portadores de doenças mentais”, destacou, lamentando também que parte dessa população pratique atos de vandalismo.

 

2)      Tidy pede mais orientação para evitar “fura-filas” e uso de prédio da Unesp

O vereador Marcelo Tidy (DEM) repercutiu reportagem da mídia local sobre mais de 500 pessoas terem supostamente furado a fila da vacinação contra a covid-19 em Franca. “Pedirei à Prefeitura que reforce suas campanhas de comunicação para orientar a população”, explicou. Em seguida, o parlamentar informou que conversou por telefone com o diretor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca, Murilo Gaspardo, com relação ao prédio do centro educacional localizado no centro da cidade. O imóvel logo ficará desocupado. “Não podemos deixar que o prédio vire um novo elefante branco. Ainda não contrataram nem seguranças. Estamos aguardando um posicionamento da Unesp”, finalizou Tidy.

 

3)      Ilton elogia deputada por melhorias em vicinais e torce por eleição de francanos

O vereador Ilton Ferreira (DEM) utilizou seu tempo na Tribuna para elogiar ações da deputada estadual Delegada Graciela (PL). Uma delas diz respeito a pavimentação e criação de estradas vicinais do município, o que deve melhorar o fluxo de trânsito. “Agradecemos a Graciela pelo incentivo”, afirmou Ilton. O vereador também desejou que haja mais políticos de Franca nas esferas estadual e federal para defender os interesses da cidade. “Quem é de Franca tem que votar em candidatos de Franca”, comentou. Por fim, Ilton, que é líder do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) na Câmara, informou sobre planos do Executivo de criar mais áreas de lazer com campos de areia, quadras e Academias ao Ar Livre. Para ajudar a viabilizar a iniciativa mais rapidamente, ele pediu que os vereadores buscassem emendas parlamentares com deputados.

 

4)      Zezinho Cabeleireiro quer agilidade para construção civil e mais placas de ruas

Em seu discurso na Tribuna, o vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) novamente defendeu os interesses do setor da construção civil. Ele irá se reunir com representantes do Poder Executivo para discutir o cumprimento de lei de sua autoria (veja aqui). A legislação prevê o fornecimento de licença provisória para ligação de água e luz, sob responsabilidade do engenheiro que executa a obra. “Precisamos agilizar para deixar o povo trabalhar”, explicou, Zezinho aproveitou para cobrar mais rapidez na produção de placas de nome de rua na cidade, sugerindo que o serviço seja executado pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca).

 

5)      Lurdinha cobra vacinas para dentistas e melhor atendimento telefônico da Prefeitura

Em sua fala na Tribuna, a vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) inicialmente pediu que os dentistas fossem inclusos no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. “O prefeito pode reforçar essa solicitação com o governador João Dória (PSDB). Não entendo a lógica do governo estadual [de deixar certos profissionais de vacinação fora das prioridades]”, queixou-se. Em seguida, fez coro a Zezinho (veja acima) ao criticar a demora em liberar o Habite-se de obras na cidade. Por fim, Lurdinha criticou o tempo excessivo de espera para falar com assistentes sociais da Prefeitura por telefone. Ela testou o serviço e ficou 90 minutos aguardando antes da linha cair. “A administração está sendo prestativa, mas há pontos que estão incomodando muito”, apontou.

 

6)      Gilson Pelizaro repercute “fura-filas” e expõe mito do “tratamento precoce”

A pandemia da covid-19 foi o centro do discurso do vereador Gilson Pelizaro (PT) na Tribuna. Primeiramente, ele também comentou sobre supostos “fura-filas” na vacinação contra o novo coronavírus (veja acima). “Tem que haver transparência. Nós, da Frente Parlamentar de Combate à Covid-19, temos que nos debruçar sobre as listas de vacinação, preservando o sigilo dos munícipes”, apontou. Em seguida, Pelizaro respondeu munícipe que usou a Tribuna hoje, o qual discursou a favor do suposto “tratamento precoce” e elogiou a postura da cidade de Chapecó (SC). “Chapecó não serve de exemplo para ninguém. O prefeito de lá propaga fake News, e depois que ele assumiu, as mortes aumentaram de 123 em 2020 para um total de 583. As UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de lá estão com 100% de ocupação. O “tratamento precoce” aumentou o número de mortos. Tem que parar com esse engodo, com essa mentira”, revoltou-se.

 

7)      Claudinei divulga reclamações da população com relação à CPFL

Encerrando o Expediente (período matutino) da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Franca, o vereador Claudinei da Rocha (MDB), fez uso da palavra. Ele explicou que foi procurado por diversos munícipes revoltados com falhas no atendimento da CPFL. “Eles disseram que a Sabesp entendeu o momento de crise, mas a CPFL têm cortado a energia elétrica, sem conversa, se o cidadão deixar de pagar duas contas. Nós que somos representantes do povo temos que dar voz a eles”, posicionou-se. Claudinei explicou que apresentou as críticas no Plenário porque há vereadores que estão trabalhando juntamente com o Ministério Público para aprimorar o serviço da empresa concessionária.

Os discursos dos vereadores foram transmitidos ao vivo pelo Facebook.

 

Câmara aprova frentes parlamentares sobre deficientes auditivos e tração animal

Foram aprovados por unanimidade dois Projetos de Resolução (PRs) de autoria do Poder Legislativo na 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, realizada hoje, 27.

O PR nº 09/2021, de autoria coletiva e idealizado pelo vereador Gilson Pelizaro (PT), criou, no âmbito do Legislativo local, uma Frente Parlamentar em defesa dos direitos dos deficientes auditivos. O objetivo da comissão é buscar a implantação da educação bilíngue na rede municipal de ensino e, assim, inserir surdos-mudos de forma ampla e adequada no ensino regular. Para isso, a frente poderá fazer uso de debates, audiências públicas, estudos e diligências. Atualmente, a cidade possui cerca de 17 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva.

A frente será presidida pelo primeiro signatário (o próprio Gilson). Será decidido posteriormente entre os demais integrantes quem assumirá as funções de vice-presidente e relator.

O PR nº 10/2021 também trata da instituição de uma Frente Parlamentar na Câmara, mas dessa vez para estudar e debater veículos de tração animal no município de Franca. A autoria da proposta é coletiva, tendo sido concebida pelos vereadores Lindsay Cardoso (Cidadania) e Ilton Ferreira (PL).

Ela será presidida pelo 1º signatário da propositura, sendo o 2º signatário o Vice-Presidente e, o terceiro signatário, o Relator. Ou seja, tais cargos serão destinados a Lindsay, Ilton e Ronaldo Carvalho (Cidadania), respectivamente. Daniel Bassi (PSDB) e Marcelo Tidy (DEM) também participarão como membros.

Competirá à comissão acompanhar e fiscalizar se o atual uso dos veículos de tração animal está em conformidade com o estabelecido no Código de Defesa dos Animais do Município de Franca (veja legislação aqui), além de sugerir proposições legislativas relacionadas ao tema.

O Plenário ainda deu o seu aval a um Requerimento, duas Moções de Apoio e duas Moções de Aplausos. A 17ª Sessão Ordinária foi transmitida ao vivo pelo Facebook (Expediente  e Ordem do Dia). A pauta completa da reunião pode ser conferida aqui.

(Comunicação Institucional Câmara)

Processo Legislativo

  • Processo Legislativo
    • Sessões da Câmara
  • Vereadores
    • Mesa Diretora e Comissões Permanentes
    • Presença dos Vereadores
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.