Vereadores na Tribuna – 23/03/2021
Confira abaixo resumos dos discursos de cada um dos vereadores que usou a Tribuna na manhã de hoje, 23, durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca. Essa foi a primeira reunião virtual de 2021 (veja mais aqui).
1) Carlinho Petrópolis lamenta morte de Major Olímpio e comemora tapa buracos
Em sua fala na Tribuna, o vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) lamentou a morte do senador Major Olímpio (PSL) na semana passada. “Ele sempre pensava muito na nossa cidade. Que Deus o tenha”, lastimou. O parlamentar também agradeceu o bom trabalho da presidente da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), Milena Bernardino, e dos seus funcionários. Nesta semana, a autarquia realizou ação tapa buracos em diversos bairros da cidade, sendo um deles o City Petrópolis. Carlinho esclareceu que a Emdef não cuida apenas de tapar buracos e recapear vias, mas também lida com o transporte coletivo, o Terminal Rodoviário e o aterro sanitário.
2) Daniel Bassi presta condolências por mortes de senador e operário
O vereador Daniel Bassi (PSDB) se pronunciou para lamentar a morte do senador Major Olímpio (veja acima) e também do operário José Luís Balduino. Este morreu quando laje do prédio em construção do SESC (Serviço Social do Comércio) desabou na semana passada.
3) Gilson diz que prefeito erra ao não ouvir trabalhador quando formulou decreto
O vereador Gilson Pelizaro (PT) iniciou sua fala criticando o fato de o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) ter, inicialmente, proibido ônibus coletivos de circular para conter a propagação do covid-19, ao mesmo tempo em que permitiu o funcionamento do setor industrial. O chefe do Executivo eventualmente permitiu o funcionamento do transporte coletivo em decreto municipal. “O prefeito ouviu apenas o sindicato patronal das indústrias, e não o dos funcionários. Foi um erro gravíssimo e imperdoável”, posicionou-se. Gilson também defendeu a adoção de medidas mais duras para conter a pandemia.
4) Ilton Ferreira defende prefeito com relação a decisão do transporte coletivo
Em resposta ao comentário do vereador Gilson Pelizaro (veja acima), o parlamentar e líder do governo na Câmara, Ilton Ferreira (PL), afirmou que tem realizado reuniões constantes com o prefeito Alexandre Ferreira (MDB). “Ele tem analisado todas as situações constantemente e reverterá suas decisões de acordo com a necessidade, visando sempre ao melhor para a nossa cidade nesse momento tão difícil pelo qual estamos passando”, explicou.
5) Zezinho Cabeleireiro apoia abertura de comércio e pede agilidade da Prefeitura
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) novamente defendeu os comerciantes em seu tempo na Tribuna. “Nas lojas podem ficar um ou dois clientes de uma vez. Não causaria aglomeração. A pessoa sem trabalho não consegue sobreviver”, afirmou, acrescentando que o decreto do governador João Dória (PSDB) para conter a pandemia do covid-19 fere a dignidade da pessoa humana. Por fim, Zezinho solicitou que a Prefeitura agilizasse a liberação de projetos no setor da construção civil, já que existem pedidos parados desde o ano passado.
6) Donizete da Farmácia se aflige com pandemia e economia da cidade
Em seu momento na Tribuna, o vereador Donizete da Farmácia (MDB) se mostrou preocupado com os efeitos da pandemia do novo coronavírus, tanto na saúde quanto na economia de Franca. “As pessoas estão sofrendo problemas emocionais e psicológicos em decorrência do vírus”, disse Donizete. Ele também defendeu que outras vacinas devem ser destinadas à população e não só a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Por fim, o parlamentar pediu mais união entre políticos e autoridades para vencer a crise.
7) Lurdinha Granzotte se desculpa com vereadores por transtorno causado
A vereadora Lurdinha Granzotte (PSL), em seu discurso na Tribuna, pediu desculpas aos vereadores pelos problemas causados por sua participação em manifestação realizada no último dia 15. A parlamentar afirmou que sua fala pode ter sido mal colocada em todo o contexto e, consequentemente, mal interpretada. "Toda Casa de Lei deve ser respeitada. Quero paz, saúde, vida e comida na mesa do trabalhador”, esclareceu. Nesta manhã, 23, duas munícipes enviaram ofícios indagando sobre a participação de Lurdinha no protesto. O caso será avaliado pela Comissão de Ética da Cãmara. “Com certeza, a comissão irá obedecer o que prevê a norma”, finalizou a parlamentar.
8) Ronaldo Carvalho prega diálogo e equilíbrio na pandemia
Em seu discurso na Tribuna, o vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) apontou que todos estão aprendendo o que deve ser feito durante a pandemia da covid-19. “Estamos trocando o pneu com o carro andando. Eu me entristeço quando vejo a radicalidade. Por isso, temos que ter diálogo, equilíbrio e bom senso”, opinou o parlamentar, que também aproveitou para se solidarizar com a vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) (veja acima).
9) Pastor Palamoni queixa-se de críticas infundadas à Câmara e pede união
O vereador Pastor Palamoni (PSD) utilizou seu tempo na Tribuna para relatar que muitas das críticas direcionadas à Câmara Municipal de Franca não tem base, pois partem de pessoas que não acompanham o trabalho dos vereadores. “A situação está difícil no país inteiro. O momento, então, deve ser de união. Temos que pensar no povo que nos elegeu e procurar soluções. Torço para que Franca se restabeleça o quanto antes”, disse o parlamentar. Palamoni foi outro a se solidarizar com sua colega, Lurdinha Granzotte (PSL) (veja acima).
10) Della Motta se solidariza com Lurdinha e cobra vacina para resolver pandemia
O vereador Della Motta (Podemos) também se solidarizou com a parlamentar Lurdinha Granzotte (PSL) (veja acima) com relação a denúncia encaminhada ao Conselho de Ética da Casa. “Vê-se apenas o partido, não a pessoa. Se o vereador não puder se posicionar, não existe necessidade do Legislativo. Não vislumbrei erros por parte da vereadora”, opinou. Della Motta também solicitou vacinas para sanar a pandemia da covid-19 e mais segurança para o prédio conhecido como “Esqueleto”, que é constantemente invadido por moradores de rua.
Os discursos dos vereadores foram transmitidos ao vivo pelo Youtube e Facebook.
(Comunicação Institucional Câmara)
Câmara aprova vacinação residencial para acamados em sessão virtual
A Câmara Municipal de Franca aprovou por unanimidade seis projetos – sendo um em regime de urgência - na sua 12ª Sessão Ordinária, ocorrida hoje, 23. A reunião foi a primeira de 2021 a ser realizada no formato virtual, sendo uma de várias medidas adotadas pela Casa para combater a propagação da covid-19 (veja mais aqui).
Uma das proposituras a receber o sinal verde foi o Projeto de Lei (PL) nº 38/2021, de autoria dos vereadores Donizete da Farmácia (MDB) e Luiz Amaral (Republicanos), que modifica a Lei nº 8.143, de 15 de setembro de 2014.
A lei de 2014 dispõe sobre a obrigatoriedade da vacinação domiciliar de idosos em suas residências nas campanhas de vacinação contra a gripe e a H1N1 (gripe suína). O projeto de Donizete e Luiz amplia a vacinação domiciliar para portadores de obesidade mórbida e pessoas em estágio terminal, caso estejam impossibilitados de se locomover até os postos de vacinação. Além dessas duas vacinas, a matéria determina que idosos, obesos e pacientes terminais poderão receber imunização contra o novo coronavírus (covid-19) em suas casas.
Também recebeu o aval do Legislativo o substitutivo (nova versão, com aprimoramentos) do PL nº 10/2021, que torna obrigatória a orientação sobre primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e creches no município de Franca. A autoria é dos parlamentares Della Motta (Podemos) e Kaká (PSDB).
Outra matéria a obter a chancela do Plenário foi o PL nº 07/2021, da vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania), que institui em Franca a Campanha de Prevenção ao Abandono de Animais “Pelas Patas”. Para atingir o objetivo de combater o abandono, a iniciativa poderá realizar palestras em escolas e centros comunitários, distribuir cartilhas em pontos de grande movimentação e colar cartazes em próprios públicos.
Em regime de urgência, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 12/2021. A matéria prorroga em dois meses o prazo de funcionamento da CEAR (Comissão Especial de Assuntos Relevantes) da Câmara que acompanha o retorno às aulas presenciais nas escolas francanas. Ela foi assinada pelos vereadores Gilson Pelizaro (PT), Ilton Ferreira (PL) e Kaká, respectivamente o presidente, relator e 3º membro da comissão.
Os vereadores concordaram com o PL nº 39/2021, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que autoriza a abertura de créditos adicionais no valor total de R$ 105.576,49. Trata-se de alterações no Orçamento que permitirão à Prefeitura celebrar convênio com o governo estadual para a construção de uma quadra de futebol society. Também recebeu a anuência dos parlamentares o PL nº 23/2021, do vereador Gilson Pelizaro, que denomina “Carolina Capparelli Silveira” a Rua 108 do Residencial São João Batista.
O Plenário aprovou, por fim, três Requerimentos e uma Moção de Aplausos. A 12ª Sessão Ordinária pode ser conferida na íntegra pelo Facebook (Expediente e Ordem do Dia) e Youtube (Expediente e Ordem do Dia). A pauta completa da sessão está disponível no link.
(Comunicação Institucional Câmara)