A Câmara Municipal de Franca retoma oficialmente suas atividades nas próximas semanas. O primeiro expediente do legislativo em 2026 está previsto para o dia 3 de fevereiro, quando os vereadores voltam a se reunir no plenário. A sessão marcará também a estreia do vereador Fransérgio Garcia no comando da Casa.

De acordo com o presidente, a primeira reunião do ano terá caráter inicial e sem votações. “Na primeira sessão do dia 3, nós só teremos o expediente, não teremos a ordem do dia, em razão de ser a volta. Então teremos só a parte da manhã”, explicou. Fransérgio destacou ainda a expectativa positiva para o início dos trabalhos. “É um ano muito desafiador, é um ano eleitoral, mas estou com uma expectativa muito boa, muito ansioso para iniciar esse trabalho e mostrar o meu modelo de gestão, sempre respeitando quem já passou pela presidência. Quero uma gestão compartilhada”, afirmou.

Com a retomada das atividades, temas considerados prioritários devem ganhar espaço nas discussões do Legislativo, especialmente saúde e transporte público. O presidente ressaltou o papel fiscalizador dos vereadores e a importância da participação popular. “A questão da saúde hoje é o calcanhar de Aquiles. É obrigação nossa dar resposta à população, fiscalizar os contratos que foram aprovados aqui na Casa. Além da saúde, temos transporte, educação, saneamento, esporte, cultura e lazer”, destacou. Segundo ele, a Câmara exerce papel fundamental na mediação entre Legislativo e Executivo para melhorar a qualidade de vida dos francanos.
Fransérgio também fez um apelo para que a população acompanhe mais de perto o trabalho dos vereadores. “Espero que seja um ano com mais participação popular. Quero que as pessoas procurem a Câmara, acompanhem pela TV Câmara, se manifestem e conheçam o trabalho que é feito aqui”, disse.

Ao falar sobre o cenário político, o presidente lembrou que 2026 será um ano eleitoral em todo o país, com reflexos também no município. No entanto, ele acredita que o período pode representar oportunidades para Franca. “O ano eleitoral também é um ano de grandes conquistas, de buscar apoio e emendas parlamentares para ajudar a compor o orçamento da cidade”, avaliou. Ele reforçou, porém, que a polarização política não deve interferir no funcionamento do Legislativo local. “Nós somos a Câmara Municipal de Franca e precisamos olhar para Franca e para a qualidade de vida do nosso povo”.
Por fim, Fransérgio Garcia demonstrou confiança no trabalho conjunto entre os parlamentares. “Temos uma Câmara experiente, com vereadores antigos e novos eleitos por competência. Acredito que será um ano de harmonia e que possamos avançar junto com o Poder Executivo para melhorar a vida das pessoas”, concluiu.
Veja a reportagem - CLIQUE AQUI
Veja fotos - CLIQUE AQUI