O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve em Franca para vistoriar o andamento das obras do Hospital Estadual Três Colinas. A visita integra uma agenda regional que incluiu ainda os municípios de São José da Bela Vista e Jeriquara.
Com atendimento previsto para Franca e cidades do entorno, o hospital é considerado um equipamento estratégico para o fortalecimento da regionalização da saúde e a ampliação da oferta de serviços de média e alta complexidade na região da Alta Mogiana. A unidade contará com 225 leitos, incluindo leitos de UTI, observação e internação, o que deve contribuir diretamente para a redução das filas de espera no sistema público de saúde.

Durante a visita, o governador destacou a importância da nova unidade hospitalar para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar a fluidez do sistema.
“Vai nos permitir aumentar a cobertura, aumentar a assistência, estamos falando de 225 leitos que estão sendo abertos […] vai aliviar muito a questão de filas, algo que era esperado há muito tempo e agora está perto da entrega”, afirmou.
Segundo Tarcísio de Freitas, o investimento total no hospital se aproxima de R$ 200 milhões. Ele explicou ainda que o Estado está na fase final do processo de chamamento público para definição da organização social de saúde que fará a gestão da unidade.

“A gente tá falando de, né, 225 leitos. Então, isso vai permitir maior rotatividade. A gente vai ter a questão da UTI que vai ajudar muito […] é um grande investimento. São quase 200 milhões de reais que estão sendo investidos nesse equipamento, que muito em breve vai estar à disposição das pessoas”, completou.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, somente em 2025, a rede pública municipal de Franca realizou mais de 250 mil consultas médicas e ultrapassou a marca de um milhão de exames diagnósticos especializados, atendendo pacientes do município e de cidades da região. A expectativa é de que o Hospital Três Colinas contribua para aliviar essa demanda.
O presidente da Câmara Municipal de Franca, Fransérgio Garcia (PL), ressaltou o momento estratégico da entrega do hospital para o sistema de saúde regional.
“O hospital chega num momento muito importante. As cidades cresceram, aumentaram a população e a estrutura hospitalar não acompanhou […] é muito importante a chegada desse hospital, dessa parceria da prefeitura municipal com o Estado”, afirmou.

Fransérgio também destacou o impacto regional da nova unidade.
“Tenho certeza que é o que vai desafogar esse grande problema de saúde que nós vivemos hoje”, completou.
O vereador Daniel Bassi (PSD) também acompanhou a vistoria e reforçou a dimensão do investimento.
“São 221 novos leitos, vai dobrar a capacidade de leitos de Franca e toda a região, que vai contemplar mais de 23 municípios […] é o maior investimento em saúde pública de Franca e de toda a região da nossa história até aqui”, declarou.

Os equipamentos do Hospital Estadual Três Colinas têm previsão de entrega entre oito e dez semanas. Além de autoridades estaduais e municipais, participaram da visita representantes do Judiciário, deputados, prefeitos de municípios da região e a vereadora Andréa Silva (Republicanos).
A última visita do governador Tarcísio de Freitas a Franca havia ocorrido em dezembro de 2024.