A APAE de Franca realizou, na noite da última quarta-feira (14), a cerimônia de apresentação da nova diretoria executiva, do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal da instituição para o triênio 2026–2028. O evento marcou um importante momento de transição e, ao mesmo tempo, de continuidade do trabalho desenvolvido há décadas em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Durante a solenidade, o presidente eleito, Agenor Gado, destacou os desafios da nova gestão e apresentou as prioridades para os próximos anos, além de anunciar novidades previstas já para 2026. Segundo ele, o compromisso é fortalecer os atendimentos oferecidos pela entidade, ampliar projetos e garantir a qualidade dos serviços prestados às famílias atendidas pela APAE.
“É com alegria que volto à presidência da APAE, já fiz dois mandatos de três anos, temos vários desafios pela frente, coisas novas que queremos criar, como o coral dos meninos da APAE, trazer um programa de voluntariado e também fazer uma feijoada do mês de julho para arrecadar recursos”, disse o novo presidente.

Quem esteve à frente da instituição nos últimos anos também fez um balanço da gestão. O ex-presidente Paulo Henrique Ferreira ressaltou os avanços conquistados mesmo diante dos desafios enfrentados, e enfatizou a importância da parceria com o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para assegurar a continuidade e a ampliação dos atendimentos oferecidos pela associação.
“Na APAE, todos os dias é um desafio e nesses últimos três anos, com o apoio de toda a diretoria que compõe, estamos encerrando uma gestão de excelência. E com o apoio da Câmara Municipal, do prefeito Alexandre Ferreira e das federações, conseguimos alcançar todos os nossos objetivos financeiros e técnicos”, destacou Paulo Henrique.

A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades do Legislativo francano, reforçando o compromisso institucional da Câmara Municipal de Franca com a APAE. Os vereadores Andrea da Silva (Republicanos), Daniel Bassi (PSD), Marco Garcia (PP) e Walker Bombeiro da Libras (PL), destacaram a relevância da parceria e o apoio por meio de emendas parlamentares destinadas à entidade, fundamentais para a manutenção e o fortalecimento dos serviços.
“Eu sou um admirador do trabalho da APAE há muitos anos. Eu acompanho a política há muito tempo e vejo que a Câmara Municipal nunca teve tanto olhar para a inclusão e acessibilidade como está tendo esse ano. Então é o momento de trabalharmos juntos e fortalecer ainda mais esse serviço de excelência que é prestado aqui na nossa cidade”, destacou o vereador Walker Bombeiro da Libras, que esteve representando o legislativo durante o evento.
Daniel Bassi, também aproveitou para parabenizar a nova gestão da APAE. “É importantíssimo prestigiar e também apoiar. Parabenizar a gestão anterior e a nova diretoria, que certamente darão continuidade nesse lindo trabalho que vem sendo feito na APAE”, disse.
“O peso que a APAE tem para Franca, contribuindo, dando assistência. O que o órgão público não consegue alcançar, a APAE consegue dar esse suporte, sendo um braço do município e a Câmara tem contribuído”, lembrou a vereador Andréa Silva ao citar o trabalho conjunto.

Em 2025, a Câmara Municipal aprovou, por meio de emendas impositivas, mais de R$ 2 bilhões destinados à APAE de Franca. O valor garante investimentos importantes para a associação, que há cerca de cinco décadas acolhe e cuida de pessoas com deficiência, sendo referência no atendimento especializado na região.
“A APAE e a Câmara tem feito seu papel, quer seja através das impositivas, que inclusive esse ano, terá valor recorde da Câmara, através dos impostos dos contribuintes”, lembro o vereador Marco Garcia.

A entidade oferece diversos serviços à população, como fisioterapia, fonoaudiologia, atendimento médico especializado, acompanhamento nutricional, entre outros, que contribuem diretamente para o desenvolvimento, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas.
“A gente atua nas três áreas, da saúde, educação e assistência social. É um desafio diário, além das pessoas com deficiência, trabalhamos com apoio e orientação às famílias e os serviços são especializados para as pessoas com deficiência”, explicou Ernestina Assunção Cintra, gestora técnica da APAE de Franca.

Para as famílias que dependem dos serviços da APAE, o sentimento é de gratidão. A assistente social Lis Maria Ribeirol, relataram que o acompanhamento oferecido desde os primeiros anos de vida do filho foi fundamental para o desenvolvimento dele.
“O Higor está na APAE, desde bebê. Então o que a gente vê muito é a questão da autonomia dele. Ele gosta de estar aqui, dos passeios, então acho o mais importante”, lembrou a mãe ao falar do filho.
O marido Rodrigo Antonio Leone ainda destacou os efeitos transformadores para o filho. “A socialização é um dos pontos primordiais que a gente vê, ele está sempre sendo convidado para os eventos, está sempre participando, uma pessoa bem ativa, devido ao tratamento que ele tem na APAE”, ressaltou o pai.


Atualmente, a APAE de Franca atende quase 1,4 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla, em Franca e em outras 12 cidades da região. A associação conta com mais de 300 profissionais nas áreas de assistência social, saúde e educação, desempenhando um papel essencial na rede de proteção social.

A apresentação da nova diretoria reafirma o compromisso da APAE de Franca com a inclusão, a dignidade e o desenvolvimento humano, fortalecendo parcerias e garantindo a continuidade de um trabalho essencial para inúmeras famílias.
Veja a reportagem – CLIQUE AQUI
Veja fotos – CLIQUE AQUI