A Câmara Municipal de Franca realizou na manhã desta quinta-feira, 4 de dezembro, às 9h, a eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos e administrativos ao longo de 2026.
Os 15 vereadores participaram da votação, que também definiu os membros das comissões permanentes para o próximo ano.
A escolha da presidência foi o primeiro item apreciado. Três vereadores concorreram ao cargo: Fransérgio Garcia (PL), Gilson Pelizaro (PT) e Marcelo Tidy (MDB).
Após votação aberta, Fransérgio foi eleito com 8 votos (Andréa Silva, Claudinei da Rocha, Fransérgio Garcia, Kaká, Lindsay Cardoso, Leandro O Patriota, Marco Garcia e Walker Bombeiro da Libras).
Tidy recebeu 5 votos (Tidy, Daniel Bassi, Zezinho Cabeleireiro, Carlinho Petrópolis e Donizete da Farmácia), enquanto Gilson obteve 2 votos (Gilson Pelizaro e Marília Martins).
Em seguida, os parlamentares votaram para Vice-Presidência. Claudinei da Rocha (MDB) e Marcelo Tidy (MDB) disputaram o cargo. Tidy venceu com 8 votos, enquanto Claudinei recebeu 7 votos.

A votação para 1ª Secretaria teve candidatura única. A vereadora Andréa Silva (REPUBLICANOS) foi eleita por unanimidade, recebendo os 15 votos da Casa. Na sequência, também por consenso, Zezinho Cabeleireiro (PSD) foi escolhido para ocupar a 2ª Secretaria, igualmente com 15 votos.
Tribuna
O primeiro a falar foi Zezinho Cabeleireiro (PSD), que cumprimentou os demais membros da Mesa e celebrou sua participação no grupo que assume a direção da Casa. “Eu tenho certeza que nós vamos fazer um ótimo trabalho, como foi feito nesta legislatura que está terminando”.


Ele agradeceu ainda à população francana: “Agradecer à nossa população de Franca por mais uma vez eu estar aqui representando a cidade de Franca para poder ajudar a nossa população que é tão sofrida”.
Veja o discurso - CLIQUE AQUI

Na sequência, Andréa Silva (Republicanos) agradeceu os votos recebidos e reforçou a confiança no trabalho coletivo. “Vamos fazer um ótimo trabalho”. A vereadora também destacou o desempenho da gestão anterior, afirmando “fez um excelente trabalho também”.

Antes de concluir, registrou reconhecimento aos servidores da Casa: “Contamos com o apoio de todos os servidores, como sempre nos apoiando, nos ajudando, a equipe da produtora e todos aqui empenhados em fazer uma ótima gestão”.
Veja o discurso - CLIQUE AQUI

O terceiro a se pronunciar foi Marcelo Tidy (MDB), eleito vice-presidente. Ele agradeceu especialmente aos parlamentares que o apoiaram e “me deram a honra em estar vice-presidente para o ano de 2026”.
Comentando o processo eleitoral, mencionou a disputa pela Presidência: “Fransérgio foi um grande articulador, mereceu ser presidente, jogou dentro das quatro linhas. Então, vereador Fransérgio, a nossa responsabilidade é grande, e a Câmara Municipal de Franca é referência”.

Tidy também valorizou o quadro técnico: “A gente tem um quadro de funcionários da Câmara Municipal muito dedicado”. E destacou a comunicação institucional: “Enaltecer o trabalho da equipe da TV Câmara, que deu vida e voz aos vereadores”.
Ao citar sua atuação junto à população, acrescentou: “Eu espero que o Poder Executivo atenda não o pedido do vereador Tidy, é o pedido da população”. Ele encerrou desejando sucesso ao novo presidente.
Veja o discurso - CLIQUE AQUI

Finalizando a série de pronunciamentos, o presidente eleito Fransérgio Garcia (PL) agradeceu a confiança dos colegas. “É um orgulho muito grande em razão de tantos nomes fortes aqui dentro desta Casa, tantas pessoas experientes que confiaram seu voto em mim”.
Ele destacou sua visão de gestão compartilhada: “Ninguém faz nada sozinho. Se você quiser chegar rápido, vá sozinho. Mas se quiser chegar longe, tem que ir junto”.

Em seguida, apresentou seu compromisso para 2026: “Acredito que a gente tem que fazer uma gestão em que os colegas tenham voz, que os servidores tenham voz e, sobretudo, que a população tenha voz. Esse é meu compromisso”.
Fransérgio ainda parabenizou a gestão anterior conduzida por Daniel Bassi e concluiu: “Quero contar com todos vocês, e saibam que eu vou fazer o meu melhor junto com vocês”.

Veja o discurso - CLIQUE AQUI
Mesa diretora e comissões
A nova mesa assumirá oficialmente suas funções em 1º de janeiro de 2026, com mandato até 31 de dezembro do mesmo ano. As comissões têm o mesmo período de atuação.
A estrutura eleita será responsável por conduzir o trabalho legislativo e administrativo da Câmara, garantindo o andamento das sessões, a tramitação dos projetos e o funcionamento interno da Casa de Leis ao longo do próximo exercício.