A Câmara Municipal de Franca realizou na tarde de segunda-feira (15 de dezembro), a solenidade de entrega da Comenda de Mérito Jurídico Dr. José Caleiro Filho, uma das mais relevantes honrarias concedidas pelo Legislativo francano. O evento ocorreu no plenário da Casa de Leis e foi marcado por momentos de reconhecimento e emoção.

A comenda homenageia profissionais do Direito que se destacam pela atuação ética, competência técnica e compromisso com a justiça e com a sociedade.

A iniciativa de autoria do vereador Daniel Bassi (PSD), que destacou a importância da produção jurídica desenvolvida no município.
“Esta homenagem é destinada a pessoas que consolidaram Franca como polo jurídico em nível nacional. A produção jurídica que acontece em nosso município é modelo para o Estado de São Paulo e para todo o Brasil, tornando-se referência. É justo que o Poder Legislativo reconheça esses profissionais”, afirmou o parlamentar.
Nesta edição, oito profissionais do meio jurídico foram homenageados, sendo cinco homens e três mulheres, representando diferentes áreas do Direito e trajetórias que contribuem para o fortalecimento do sistema de justiça em Franca.



A atuação feminina teve destaque durante a solenidade. As mulheres homenageadas simbolizam a ampliação da presença feminina em posições de liderança no meio jurídico e a contribuição para a construção de um Direito mais justo e inclusivo.
Durante a cerimônia, as homenageadas Julieta Maria Passeri de Souza, juíza de Direito; Lislene Ledier Aylon, vice-diretora da Faculdade de Direito de Franca; e Rosana Márcia Queiroz Piola, promotora de Justiça, ressaltaram a importância do reconhecimento e da representatividade feminina no sistema de justiça.
“Sou a primeira francana a ser aprovada em concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ingressei em 1993 e, até hoje, ainda somos minoria, mas há muito caminho a percorrer”, destacou a juíza Julieta Maria Passeri de Souza.


“Receber essa honraria é uma alegria muito grande, devido ao reconhecimento do nosso trabalho. Também desbravei o fato de ser a primeira mulher a ocupar a direção da Faculdade de Direito de Franca em 67 anos de existência da instituição”, relembrou a advogada Lislene Aylon.

Além das homenageadas, também receberam a comenda profissionais com trajetórias consolidadas na advocacia, no Tribunal de Justiça, na Polícia Civil e em outras áreas do Direito, todos reconhecidos pela dedicação, ética e compromisso com a sociedade. Entre eles estão Élcio Trujillo e Cláudio Hamilton Barbosa, desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo; Sindoval Berthanha Gomes e Jullyo Cezzar de Souza, advogados; e Luiz Carlos de Almeida Souza, delegado de Polícia.

A Comenda de Mérito Jurídico leva o nome do jurista Dr. José Caleiro Filho, cuja trajetória foi marcada pela ética, pelo compromisso com a justiça e por relevantes contribuições ao Direito em Franca.

Ao associar o nome do jurista à honraria, a Câmara Municipal preserva sua memória e reconhece o legado de um profissional que se tornou referência para o meio jurídico e para a vida pública do município.
Veja as fotos - CLIQUE AQUI
Veja como foi - CLIQUE AQUI
Veja a reportagem - CLIQUE AQUI