A Câmara Municipal de Franca realizou, na noite desta segunda-feira (15), no Plenário do Legislativo, sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Francano ao frei Eduardo Augusto Schiehl. A homenagem, proposta pelo vereador Gilson Pelizaro (PT), por meio do Decreto Legislativo nº 741/2025, reconhece a trajetória religiosa, pastoral e social do frade franciscano e sua contribuição significativa para a comunidade francana.

Guardião do Convento Santa Maria dos Anjos há sete anos, frei Eduardo destacou-se pela atuação próxima à população, com trabalho voltado à evangelização, às causas sociais e à promoção da dignidade humana. Durante a solenidade, vereadores, autoridades religiosas, representantes da comunidade e convidados ressaltaram o compromisso do homenageado com os valores franciscanos de simplicidade, fraternidade e serviço.
“É uma honra dar esse título de cidadania para uma pessoa tão importante como o frei Eduardo, que trabalha com a formação de jovens, cuida do Seminário Franciscano, se dedica às pessoas mais carentes, tem um legado grande na cidade e fiz questão de homenagear com esse título de Cidadão Francano”, disse Gilson Pelizaro.

Natural de São Bento do Sul (SC), frei Eduardo iniciou sua caminhada vocacional ainda na adolescência. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 2010 e, ao longo de sua formação, passou por diferentes cidades e experiências pastorais. É bacharel em Filosofia e possui pós-graduação em Fé e Política, além de ter atuado em missões e projetos sociais, especialmente junto a movimentos populares.

Em Franca, sua atuação ganhou destaque não apenas no âmbito religioso, mas também no social, fortalecendo ações de acolhimento, evangelização e engajamento comunitário. Atualmente, além de guardião, exerce funções de relevância na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, como conselheiro custodial e secretário para Evangelização e Missão, representando a Conferência do Brasil e Cone Sul em iniciativas no Brasil e em outros países da América do Sul.
“É um modo de agradecer tudo aquilo que o frei Eduardo, enquanto pai da fraternidade, realiza. Recebe essa homenagem por trabalhar com alegria e simplicidade franciscana”, destacou o frei José Luiz da Costa, guardião do Convento Santa Maria dos Anjos.
Maria Aparecida Estefani Prado, integrante da Ordem Franciscana de Franca, também ressaltou o trabalho realizado pelo frei Eduardo.

“O trabalho dele é muito importante, mediante a fraternidade, e ele foi uma pessoa fundamental que nos ajudou bastante nessa questão”, afirmou Maria, ao lembrar da atuação do religioso junto à creche administrada pela Ordem Franciscana, que atende 210 crianças.
A concessão do Título de Cidadão Francano simboliza a maior honraria do Legislativo municipal e reforça o reconhecimento da Câmara ao trabalho de lideranças que contribuem para o desenvolvimento humano, social e espiritual do município. Ao receber o título, frei Eduardo agradeceu o reconhecimento e destacou o vínculo construído com a cidade ao longo dos anos.

“É uma honra muito grande ser considerado filho dessa terra e continuarei sonhando junto com vários francanos. É um sentimento de muita alegria e muita gratidão, primeiramente a Deus e a todo esse povo que me acolheu com tanto carinho”, disse o homenageado, que está de mudança e seguirá para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Olímpia (SP).
Antes de deixar a cidade que o acolheu nos últimos anos, o frei fez questão de deixar uma mensagem à população francana.
“Dizer ao povo francano que continue com esse jeito simples e acolhedor. Para mim é um até logo, sempre retornando aqui para dar encaminhamento a tudo aquilo que plantamos em Franca”, finalizou frei Eduardo.