A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca atende crianças, jovens e adultos em programas pedagógicos, terapêuticos e sociais.
A missão é garantir desenvolvimento, autonomia e qualidade de vida por meio de uma rede integrada que envolve escola especial, serviços de saúde, oficinas ocupacionais, assistência social e apoio às famílias.

“A APAE de Franca tem a missão de transformar a vida das pessoas com deficiência, ofertamos serviços na área da saúde, educação e assistência social”, destacou a gestora técnica Ernestina Assunção.

Com 55 anos de história, a APAE atende mensalmente mais de mil pessoas com deficiência. A manutenção da instituição é possível graças aos recursos do poder público, incluindo as emendas impositivas da Câmara Municipal e às campanhas realizadas ao longo do ano, como o tradicional Leilão e a Festa di San Genaro.

Para quem vive a rotina da APAE, o espaço é mais que um centro de atendimento: é um lugar de cuidado, acolhimento e aprendizado. Muitos usuários começaram a frequentar a instituição na infância e, ao longo dos anos, encontraram ali um ambiente de referência para seu desenvolvimento.

Sérgio Alves conta que aprendeu muito, desde habilidades ligadas ao mercado de trabalho até conhecimentos que o ajudaram a empreender dentro da própria instituição.
Já Danilo Freitas revela que o que mais gosta é da educação física e do lanche, enquanto Jonatan Silva reforça a importância de frequentar a APAE.

Para José Henrique Silva, o lugar “tem tudo de bom e motiva”; e para Higor Leonel, a instituição é como uma segunda casa: “me sinto bem acolhido, não consigo viver sem a APAE”, se emociona.
Saúde
A área da saúde também é um pilar essencial. A instituição conta com um complexo amplo, que oferece serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e atendimento médico em diversas especialidades — incluindo psiquiatria.

São acolhidas tanto pessoas atendidas pela própria APAE quanto pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Educação
Na educação, o trabalho começa na infância e segue até o Ensino Fundamental, sempre com equipes especializadas. A escola da APAE oferece um atendimento diferenciado, pensado para beneficiar alunos que necessitam de um acompanhamento voltado às suas particularidades.

“A Escola especializada visa beneficiar aqueles alunos que não estão conseguindo ter benefícios no processo de inclusão. A APAE é uma instituição que é a favor da inclusão”, destacou a diretora da Escola da APAE, Maria Georgina.

Para os educadores, a missão é diária e envolve dedicação, empatia, paciência e amor.

Ramon Geovani destaca que sua motivação vem da “luta coletiva”; a professora Jaqueline Alves celebra cada avanço dos alunos; o professor de educação física Osmar Bastos afirma que trabalhar com os estudantes é gratificante; e a professora Tânia Isaías reforça a importância de olhar além das palavras: “muitas crianças não falam, mas se comunicam pelo olhar”, reflete a professora.
Como parte da programação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a instituição organizou apresentações teatrais que marcaram o encerramento das atividades escolares de 2025.

Os alunos encenaram peças inspiradas em “O Pequeno Príncipe” e na “Turma da Mônica”, estimulando atenção, concentração, memória e também noções de tempo, espaço, organização e autoestima.
Mônica Evelin de Oliveira é mãe de Maria Eduarda, de 17 anos, aluna da APAE Franca desde os 40 dias de vida. Para ela, ver a filha no palco, brilhando e sendo feliz, é motivo de imensa alegria.
A emoção vivida pela família representa o impacto do trabalho da instituição, que vai além do atendimento especializado: promove autonomia, inclusão e experiências que celebram a diversidade.