Em pronunciamento durante a 46ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, o vereador Marcelo Tidy (MDB) dedicou sua fala na tribuna a temas que afetam diretamente a população francana, com um foco especial na crescente violência no trânsito e nas necessidades da área da saúde.
Trânsito seguro
O parlamentar iniciou sua exposição manifestando grande preocupação com a situação do tráfego na cidade. “Nosso trânsito está de uma forma assustadora pela violência. Você olha nos noticiários, seja pelos portais, pela TV, pelos programas de rádio, um número muito grande de vítimas de acidentes”, alertou.
Como medida para enfrentar o problema, Tidy anunciou a criação de um comitê municipal destinado a debater o assunto de forma aprofundada.
Entre as soluções, ele defendeu a implementação de campanhas educativas institucionais para conscientizar os condutores. “Seria bom se nós não tivéssemos os acidentes. É muito triste para uma mãe quando ela tem que visitar seu filho no hospital e ver ele com aquele monte de parafusos, é muito triste”, exemplificou, ilustrando as graves consequências humanas dos sinistros.
O vereador listou uma série de infrações recorrentes, como dirigir sob influência de álcool e o desrespeito a semáforos e sinalizações de parada obrigatória.
Ele fez um recorte específico sobre a situação dos motociclistas e entregadores, que, na pressa por cumprir prazos e aumentar a renda, muitas vezes acabam circulando em alta velocidade e descumprindo a legislação de viária: “Ele tem que ganhar é a vida dele. Ele tem é que voltar para sua casa depois de um dia de trabalho”, ressaltou, enfatizando a importância da segurança em detrimento da pressa.
Pontos apoio motociclistas
Como forma de apoio a essa categoria, Tidy solicitou a criação de mais pontos de apoio em diversas regiões da cidade, indo além do já existente no viaduto Dona Quita.
Ele também lembrou que os acidentes de trânsito têm um impacto direto e significativo, sobrecarregando os atendimentos na rede pública de saúde.
Melhorias saúde
Ao final, o vereador comentou sobre a recente inauguração do novo hospital público estadual, reconhecendo o avanço.
No entanto, ele pontuou que a cidade ainda carece de outros investimentos essenciais na área da saúde, citando como prioridades a rede Lucy Montoro, a construção de um hospital pediátrico especializado e uma clínica dedicada integralmente à saúde da mulher.