Durante a 46ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 18, na Câmara Municipal de Franca, o vereador Leandro O Patriota (PL) utilizou a tribuna para discursar sobre temas que classificou como de grande importância para o município e para o país.
Repúdio Ministro da Fazenda
O parlamentar iniciou sua fala abordando uma Moção de Repúdio de sua autoria, direcionada ao parecer técnico do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se posicionou contrário à Proposta de Emenda Constitucional nº 19.
A PEC estabelece a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem em todo o território nacional. O vereador afirmou que o ministério justificou a posição contrária alegando falta de recursos, argumento que ele rejeita veementemente.
“A maior arrecadação da história, está batendo recorde em arrecadação por conta do aumento dos impostos e o senhor vem dizer que não tem dinheiro? Dinheiro para contratar iate na COP 30 tem. Dinheiro para manter vários artistas na lei rouanet tem. Agora, dinheiro para enfermagem não tem”, disse indignado.
Ele caracterizou a situação como um ato de covardia contra os servidores da saúde, baseando sua defesa na proximidade com o trabalho desses profissionais.
“Sabe porque eu estou fazendo esta defesa? Porque eu acompanho diariamente o trabalho destes servidores dentro das unidades de saúde. Eu acompanho os enfermeiros, eu vejo o trabalho deles todos os dias. Isso aqui é uma covardia o que foi feito com vocês”.
Desvios INSS
Em seguida, o vereador abordou outro tema repercutido pela imprensa e nas redes sociais sobre empréstimos de R$ 12 bilhões feitos pelo INSS para crianças e bebês.
Patriota disse; “Se um dia eu conseguir chegar lá, vocês vão para a cadeia. Porque a CPMI está querendo colocar estes bandidos na cadeia, só que eles estão sendo blindados”, disse.
Em tom de indignação moral, questionou: “Imagina esses ladrões que estão fazendo isso. Como que esses caras conseguem deitar a cabeça no travesseiro. Como que esses caras conseguem olhar para seus filhos e saber que eles estão roubando o futuro das nossas crianças?”.
Patriota também criticou ações de parlamentares da CPMI que, segundo ele, resultaram na não convocação de envolvidos no escândalo.
Finalizando sua fala, fez um apelo por uma nova geração de políticos. “Nós precisamos de homens e mulheres fortes e honrados para defender o futuro das nossas crianças, defender o futuro do nosso país, e eu tenho certeza absoluta que nosso país vai voltar a ordem e progresso por conta de homens que vão entrar na política, homens que estão na vida privada hoje mas vão sentir o desejo de entrar na política para fazer a diferença”, finalizou.