O vereador Leandro O Patriota (PL) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Franca durante a 44ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 4, para abordar uma série de temas, com destaque para a necessidade de reforçar a segurança nas escolas do município.
Segurança Escolas
Em sua fala, o parlamentar exibiu um vídeo que mostra a invasão de uma caixa d’água em uma escola de outra cidade, o que teria resultado na contaminação da água e deixado crianças doentes. Ele demonstrou preocupação de que situação semelhante possa ocorrer em Franca.
Patriota afirmou estar realizando visitas a escolas da cidade para verificar as condições de segurança, mas relatou dificuldades no exercício dessa fiscalização.
Segundo ele, sua entrada foi impedida em uma das unidades. O vereador afirmou: “Até onde vai a nossa prerrogativa como vereador? (...) Eu não estava fazendo uma visita, é uma fiscalização. Se fosse uma visita eu teria feito um ofício, tinha anunciado com antecedência, mas ali não foi uma visita. Eu não estava visitando uma escola. Eu estava fazendo a fiscalização da caixa d’água.”
Ele reforçou a importância de sua atuação e lamentou as barreiras enfrentadas: “Como pode a gente ser barrado em um trabalho de fiscalização deste que a gente quer fazer para ajudar as nossas crianças”, questionou.
Decreto Federal 12686/2025
Durante seu discurso, o vereador também abordou o atendimento a crianças com deficiência e fez críticas ao Decreto Federal 12.686/2025, que, segundo ele, prejudica o atendimento a esse público ao dificultar o funcionamento de instituições especializadas e restringir o modelo de ensino inclusivo.
Hospital Público Estadual
Leandro comemorou ainda o avanço nas obras do Hospital Estadual Três Colinas, que será inaugurado em breve em Franca.
Para o parlamentar, a nova unidade hospitalar será fundamental para melhorar o atendimento da população. “Não vai resolver 100% o problema da saúde, mas vai amenizar muito, vai ajudar muitas famílias que estão desesperadas esperando por uma vaga.”
Ele também anunciou que a Santa Casa de Franca deve contar em breve com mais 30 novos leitos de internação, que estão sendo construídos no Hospital do Câncer.
Violência
Outro ponto destacado pelo vereador foi a questão da segurança pública e o avanço do crime organizado.
Patriota defendeu medidas firmes para enfrentar o problema e comentou sobre a recente operação policial realizada no Rio de Janeiro, criticando as reações negativas de alguns setores ligados à segurança pública.
“É um absurdo o que está acontecendo no nosso país”, afirmou, ao questionar a decisão do governo federal de decretar a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) apenas na cidade de Belém, sede da COP 30, e não no Rio de Janeiro, onde, segundo ele, a necessidade é maior.
Encerrando seu pronunciamento, o parlamentar fez duras críticas à atual gestão federal: “A gente está vendo um desmonte das políticas públicas do nosso país, aumento de impostos, aumento de combustível, aumento nos alimentos, o preço do alimento disparado, é este tipo de governante que você deseja? Eu tenho certeza que não”, finalizou.