O vereador Leandro O Patriota (PL) fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Franca para manifestar críticas ao Decreto Federal nº 12.686/2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.
Em seu pronunciamento, o parlamentar questionou a construção da proposta e a falta de diálogo com famílias e instituições que atuam diretamente na área. “Como que pode um ministro, que diz um ministro da educação, um ministro da igualdade, como que pode um cara elaborar um decreto deste? Será que este ministro não conversou com essas mães? Será que ele não fez audiência pública com estas mães, para ouvir estas mães, para saber o que realmente seus filhos precisam?” questionou.

Leandro reforçou seu apoio às Apaes e afirmou que continuará cobrando posicionamento dos deputados federais contra o decreto: “Nós vamos continuar lutando para defender o trabalho das Apaes. Eu tenho cobrado os deputados federais em Brasília para que vão para cima do ministro da educação e cobre a retirada. A gente não quer reformulação de decreto nenhum, a gente quer a retirada, porque é um decreto lixo, que não inclui ninguém, que exclui as pessoas” criticou.
O vereador também ampliou seu discurso para outras políticas do Governo Federal, como a demora na tramitação de benefícios previdenciários e ações de combate à fome. “Este governo que prega igualdade, que prega o amor, que prega que vai acabar com a fome, já está no poder há mais de 20 anos e nunca resolve nada”, afirmou.
Ao final, Leandro comentou o recente episódio envolvendo a prisão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, classificando o fato como perseguição política. “Quando a extrema esquerda sente que aquilo que a gente fala não tem como rebater, não tem como questionar, o que eles tentam fazer? Eles tentam fazer o que estão fazendo, calando as vozes de direita” e acrescentou: “Não é assim que faz o bom debate. O bom debate é com argumentos”, concluiu.