A Santa Casa de Franca foi fundada em 1897 e é considerada referência no atendimento para alta e média complexidade, o grupo engloba também o Hospital do Câncer e Hospital do Coração, atende 345 leitos pelo SUS, acolhendo pacientes de Franca e região.
“A história do grupo se interliga com a história de Franca. A Santa Casa vai completar 130 anos de história, atende hoje 22 municípios e é referência em alta complexidade”, destacou o superintendente do grupo, Thiago Silva. O Hospital também é referência em atendimento na maternidade e acolhe gerações inteiras com amor e afeto.

O casal Júnior e Isabel moram em Franca há três anos e tiveram o primeiro filho na Santa Casa, ficaram emocionados e agradecidos com o atendimento humanizado que receberam no parto do filho. “Faz três anos que eu e eu e minha esposa estamos morando aqui em Franca, uma cidade muito acolhedora E agora ter um filho francano, é uma honra. Em termos de hospital, eu nunca vi um atendimento nessa parte de humanização, principalmente aqui da Santa Casa”, relatou Júnior.

O grupo atende mais de um milhão de pessoas e entre esses atendimentos, está o suporte a bebês recém-nascidos que precisam ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com a supervisora da UTI infantil, Silvelaine Batista, há casos de bebês que chegam prematuros à UTI, com apenas 25 semanas, são acolhidos e bem tratados pela equipe e conseguem vencer.

O cuidado também é feito às mamães. “Elas chegam muito inseguras e depois do acolhimento, das conversas e de conhecer o ambiente, de ver a tecnologia agregada à humanização, elas ficam mais seguras, garantiu a enfermeira.
Hospital 3 colinas- Um novo marco na saúde de Franca
A saúde se expande em Franca, além do Grupo Santa Casa, a cidade irá ganhar um novo complexo hospitalar, será o Hospital Estadual 3 Colinas. O Hospital teve sua obra iniciada em novembro de 2022, contará com 221 leitos distribuídos entre clínicas médicas, cirúrgicas, Hospital Dia, Psiquiatria e Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo o Diretor Regional de Saúde, Ricardo Bessa, a construção do Hospital Estadual 3 Colinas é um projeto grandioso que atenderá as mais diversas especialidades, área ambulatorial, área de reabilitação, serviços de terapia intensiva e enfermaria. “Será muito bom para todos, agradeço a Secretaria Estadual de Saúde por terem olhado para a nossa cidade e para nossa região, por terem colocado todos os esforços do Governo a favor dessa obra", comenta Ricardo.

O Hospital 3 Colinas tem previsão de entrega para o final de novembro.