A noite de sexta-feira, 7 de novembro, ficou marcada na Câmara Municipal de Franca com a entrega do Troféu Dono da Bola, tradicional premiação que há 57 anos reconhece e valoriza atletas, personalidades esportivas, equipes, profissionais e apoiadores que contribuem para o fortalecimento e o desenvolvimento do esporte na cidade.
O idealizador do troféu, Jovassi Correia Dias, conduziu a cerimônia e relembrou as edições passadas do prêmio. Ele destacou que a homenagem é um marco esportivo de Franca e expressou o desejo de que o evento continue sendo realizado anualmente.

A solenidade foi marcada por momentos de emoção e nostalgia, especialmente durante a homenagem aos jogadores do Franca Basquete que participaram do histórico jogo de 1975, quando o clube foi vice-campeão mundial, perdendo para o Real Madrid.

O atual treinador da equipe, Helinho, representou seu pai, Hélio Rubens Garcia, um dos grandes nomes daquele elenco. Em sua fala, ressaltou a trajetória do time e a importância de valorizar esses “heróis do basquete francano”.

O ex-jogador Francisco Sérgio Garcia, o Fransérgio, também relembrou com emoção aquele momento histórico, no qual teve a honra de dar uma assistência para Hélio Rubens marcar uma cesta inesquecível. Ele destacou o significado de homenagens como a realizada na Câmara, que ajudam a manter viva a memória esportiva da cidade.

Entre os homenageados, esteve Paulo Sérgio Manochio, o Fanta, ex-jogador de basquete, que ressaltou o papel transformador do esporte na formação de cidadãos e no incentivo às novas gerações.
A Câmara também aprovou por unanimidade a Moção de Aplausos ao idealizador do prêmio, de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT). A homenagem reconhece as importantes contribuições de Jovassi Correia Dias ao esporte francano.
O presidente da Casa, Daniel Bassi (PSD), conduziu a sessão e destacou a relevância de Jovassi e de todos os homenageados para o desenvolvimento esportivo local. O vereador Marcelo Tidy (MDB) também ressaltou a trajetória do comunicador e o impacto do Troféu Dono da Bola como símbolo do reconhecimento àqueles que constroem a história esportiva de Franca.