A Câmara Municipal de Franca realizou na noite desta quarta-feira, 19 de novembro, a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, instituído pela Lei Municipal nº 6.730/2006. O evento reuniu autoridades, representantes do movimento negro e familiares dos homenageados, que receberam diplomas de Honra ao Mérito.

A solenidade destacou o legado histórico, social e cultural da população negra e o papel das políticas públicas voltadas à igualdade racial. Na abertura, a presidente do COMDECON, Rose Morais, afirmou: “Hoje estamos em um momento histórico aqui na Câmara Municipal de Franca: vamos realizar hoje a sessão solene que homenageia 20 pessoas da comunidade negra, que são pessoas que nos representam em vários segmentos da nossa sociedade.”

Ela completou: “hoje a gente reúne aqui várias pessoas, inclusive fazendo parte do movimento negro e fazendo parte da história da cidade. É importante dizer que o COMDECON tem essa premissa: além de conduzir e elaborar políticas públicas para nosso povo e nosso município, a gente tenta estar em todos os lugares possíveis, para dar visibilidade a essa pauta e estabelecer sempre um diálogo, que abre portas para a gente construir uma luta antirracista”.
A entrega dos diplomas foi intercalada por depoimentos dos agraciados. Dona Filomena, a homenageada mais longeva, destacou a emoção do momento ao afirmar: “Um espetáculo, né? Uma alegria muito grande, de reunir juntos”.

O professor Júlio Cesar Domenciano ressaltou o simbolismo da noite e o impacto das trajetórias reconhecidas. Segundo ele: “Essa é uma noite maravilhosa, uma noite de homenagens, uma noite onde aquelas pessoas que de alguma forma fizeram a diferença com suas posturas, com seus conhecimentos, com suas habilidades, com seus talentos para a comunidade francana, vão ser homenageadas”.

Júlio complementa: “Então, de todas as pessoas que podem ou poderiam ser homenageadas, essas terão sua vez hoje. Então hoje é um dia muito especial, é um prazer enorme tomar parte disso, é um prazer maior ainda compor a mesa e, de certa forma, homenagear essas pessoas que vão estar passando por esse momento fantástico que é o dia de hoje”.
A parceria entre instituições também foi lembrada. O advogado Diego Santana, representante da OAB no COMDECON, comentou o papel do Conselho: “O Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra, o COMDECON, ele tem o intuito de todo dia 19 ou 20 de novembro fazer essa homenagem para as referências negras de Franca em diversos setores, e hoje é esse momento solene.”

Em seguida, acrescentou: “Eu sou conselheiro pelo terceiro mandato, através da indicação da Ordem dos Advogados, e o COMDECON tem esse projeto de cuidar das questões de leis voltadas para a comunidade negra e desenvolvimento social, e hoje a gente está aqui para reafirmar esse ato pois amanhã é dia 20 de novembro, é feriado nacional por conta do dia da Consciência Negra”.
A programação contou com diversas apresentações artísticas. Alunas e professores da Escola Estadual Michel Haber declamaram poemas biográficos, seguida pela performance do MC FHKING com a música “Bocas e Butecos”.
O rapper Preto Cria também se apresentou e comentou a função social da arte: “A música é essa ponte, esse fio condutor que liga o artista e o público e, ao mesmo tempo, a gente consegue interpretar de uma maneira que um público, às vezes menos letrado, consiga entender”.

Ao final, a presidente da solenidade, vereadora Marília Martins, reforçou o caráter simbólico da data e sua relação com o enfrentamento ao racismo. Em sua fala, afirmou: “Vamos comemorar, celebrar, mas mais do que tudo, lembrar que esta data é uma data de luta, porque vai precisar dessa data enquanto tivermos racismo na nossa cidade e no nosso país”.

A solenidade foi encerrada com agradecimentos e a reafirmação do compromisso da Casa com ações que valorizem a comunidade negra e ampliem o debate sobre igualdade racial.