A Associação Caminhar completou 28 anos de serviços prestados a pessoas com deficiências múltiplas em Franca. Atualmente, a instituição atende cerca de 90 pessoas, organizadas em grupos por faixa etária e dias da semana.
Criada em 1997 por mães de crianças com deficiência que desejavam fazer mais por seus filhos, a Caminhar surgiu com o propósito inicial de atender pessoas com paralisia cerebral. Com o passar do tempo, o espaço foi ampliado e o atendimento diversificado, tornando-se uma referência na cidade.

“Foi um sonho de nós, mães. Nos reunimos para buscar espaço e oportunidades para nossos filhos. A Associação foi fundada com o intuito de atender as pessoas com paralisia cerebral. Fomos contempladas com muitas pessoas e conseguimos ampliar nossos serviços”, relatou a diretora da Associação Caminhar, Bete Salloum.

A instituição conta hoje com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, pedagoga, fonoaudiólogo e cuidador social. O trabalho é mantido com recursos da Prefeitura de Franca e também com doações da comunidade.

“Nós recebemos a verba que vem pela assistência, através da Prefeitura. É um trabalho custeado pelo município, mas também realizamos promoções e recebemos doações. Toda doação é bem-vinda: alimentos para montarmos cestas básicas e roupas para o bazar”, explicou a diretora.

O acolhimento e o carinho no atendimento são reconhecidos por quem frequenta o espaço. É o caso de dona Nair, que teve um AVC e é atendida na associação há dois anos. “Gosto muito daqui, é como se fosse minha segunda casa. Aqui todo mundo me trata com muito amor”, disse emocionada.

Conheça e colabore
Quem quiser conhecer o trabalho ou contribuir com a Associação Caminhar pode entrar em contato pelos telefones (16) 3721-7033 ou (16) 99402-9118.
A instituição está localizada na Rua Ana Cláudia Lopes Diniz Coelho, 4161, Jardim Piratininga.