Em sessão ordinária desta terça-feira, 14, o vereador Gilson Pelizaro (PT) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Franca para detalhar uma série de avanços e negociações em benefício do município.
Visita parlamentar
O parlamentar iniciou seu pronunciamento anunciando a visita da Deputada Estadual Marcia Lia, que estará em Franca na próxima sexta-feira, 17, às 18 horas, no plenarinho da Casa, para uma prestação de contas e debates sobre demandas da cidade e região.
Policlínica de Franca
Um dos anúncios de maior impacto foi a confirmação da construção de uma Policlínica em Franca, com investimento total de R$ 30 milhões entre obras e equipamentos.
O vereador relatou que esteve em Brasília na última semana para participar da assinatura do convênio entre o Município, o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal.
“Esta Policlínica vai ajudar muito a cidade porque ela vai desde consultas, exames até pequenos procedimentos cirúrgicos. Ela vai ajudar muito principalmente na questão de cirurgias eletivas, a fila gigantesca que nós temos na cidade”, celebrou.
Recursos federais
Pelizaro ressaltou que as tratativas para a conquista desta obra começaram em fevereiro de 2025, com a apresentação do programa federal PAC 2.
O parlamentar enfatizou a importância de um setor técnico específico na prefeitura para elaboração de projetos. “Chegar com a mão abanando em Brasília não acontece nada. Então, toda a interação que fizemos junto ao Ministério foi importante para que Franca fosse contemplada”, explicou, destacando que apenas quatro cidades do estado de São Paulo foram selecionadas para receber a policlínica.
Mais investimentos
Além deste empreendimento, o vereador citou outras obras em andamento, como as construções das UBSs do Parque das Esmeraldas e Santa Terezinha, e a futura construção de uma creche no bairro Nova Franca com recursos federais.
Visita Ceagesp
Outro tema abordado foi a visita à CEAGESP em São Paulo, onde negociou a cessão de um armazém no Distrito Industrial para o município, em contrapartida ao recapeamento do entreposto local.
“Nós fomos pedir celeridade no processo para que isso aconteça o mais breve possível, porque está muito ruim do jeito que está o entreposto hoje a Prefeitura precisando de um armazém”, disse, expressando expectativa de avanço na proposta.
Agenda oficial
Para finalizar, Gilson Pelizaro informou que seguirá para Brasília ainda esta semana para audiência no Ministério do Trabalho. O objetivo é tratar da recomposição da banca de conciliação do Ministério em Franca.
“Muitos processos precisam desta conciliação antes que isso vá para a justiça. Tentar resolver de uma forma amigável, junto ao Ministério”, finalizou o vereador.