A Câmara Municipal de Franca realizou, na noite de quinta-feira, 30 de outubro, o lançamento do Fórum Futura Franca, projeto que busca incentivar a geração de negócios, renda e empregos por meio do fortalecimento do mercado digital.
A iniciativa tem como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e está estruturada em três eixos principais: tecnologia, empreendedorismo e agronegócio.

O evento, realizado no plenário da Câmara, foi marcado por um clima de celebração da parceria entre o poder público e o setor privado em prol do desenvolvimento de Franca.

O vereador Fransérgio Garcia (PL), que presidiu a sessão de lançamento, destacou o papel da Câmara Municipal como interlocutora com o setor produtivo e as vantagens que essa aproximação pode proporcionar ao município.

‘Um dia histórico para Franca, demos hoje o primeiro passo para construção do Fórum Futura Franca que vai acontecer em outubro de 2026. Papel fundamental da Câmara junto ao Poder Executivo, fazer essa interlocução entre segmento público e privado’ comentou o vereador.
A vereadora Andréa Silva (Republicanos), que também encabeça o projeto, demonstrou satisfação com o lançamento oficial e ressaltou a importância do Legislativo no apoio a iniciativas que fortalecem o setor de serviços e impulsionam a economia local. “Para a Câmara de Franca é importantíssimo esse fórum, é a junção do Poder Público com a iniciativa privada. Todas pessoas que vão contribuir com esse fórum e com muito êxito’
O vereador Leandro O Patriota (PL) também prestigiou o evento e destacou a importância de inciativas que auxiliem na economia local.
Empresários do segmento de e-commerce também estiveram presentes, entre eles Rodrigo Carvalho, que elogiou o projeto e apontou que a proposta deve contribuir significativamente para o crescimento do comércio eletrônico em Franca.
‘Muita gente não sabe, mas Franca hoje é o berço da área de comércio eletrônico no mundo. As grandes empresas estão na nossa cidade voltadas para essa área, essa fomentação e a movimentação é muito grande na nossa cidade. Esse evento propicia trazer uma série de inovações tecnológicas e é muito importante ter esse apoio do setor público ao setor privado’

O presidente do Comitê Fórum Futura Franca, Rafael Soares, apresentou os próximos passos da iniciativa e convidou o público a acompanhar as ações do grupo por meio das redes sociais oficiais no Instagram (@futurafranca).
‘Nós vamos apresentar os próximos passos todos nas redes sociais, estamos no Instagram e no Linkedin. Vamos apresentar as propostas, os parceiros, as iniciativas educacionais que estarão conosco, e vamos construir com várias mãos para que Franca possa se beneficiar cada vez mais’ disse o empresário.

Outros integrantes do comitê também participaram da cerimônia. Lucas Portinely, responsável pelo setor de marketing, enfatizou que a parceria entre o poder público e o setor privado é essencial para o sucesso de projetos dessa dimensão.
‘É muito positiva essa união do Poder Publico com os empresários para fortalecer o e-commerce. O nosso conhecimento com toda a confiança e o braço forte do Poder Público faz toda diferença e o negócio acontecer’ destacou.

Já Marília Ferreira, do setor de eventos, destacou os impactos positivos que o movimento do Futura Franca deve gerar para a cidade.
‘É um marco super importante para o ecossistema de e-commerce, tecnologia e inovação. O objetivo é posicionar Franca como capital do e-commerce no Brasil e trazer fomentos para a cidade’
Representando o SINDFRANCA (Sindicato das Indústrias de Franca), Cris Dias comentou que a entidade acompanha com entusiasmo a iniciativa, por entender que ela pode colaborar com o setor produtivo, especialmente no escoamento de produtos locais. ‘Esse fórum vem para chancelar as parcerias que a gente busca para conseguir novos canais de vendas para os nossos fabricantes’ destacou.
A noite foi marcada como o início de uma nova fase de cooperação entre os setores público e privado, consolidando o compromisso da Câmara de Franca em contribuir com o crescimento econômico e sustentável da cidade.