O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior, coronel PM Lázaro Antônio Felício, apresentou nesta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Franca, um comparativo dos indicadores de segurança pública entre 2024 e os números parciais de 2025.
Redução índices
Segundo ele, houve redução expressiva nos principais crimes em relação ao ano anterior: homicídios (-32%), roubos (-43%), roubo de veículos (-55%), furto de veículos (-20%) e outros furtos (-5%).
Entre janeiro e setembro deste ano, a Polícia Militar realizou 50.193 atendimentos, com 1.041 procurados capturados, 1.432 prisões em flagrante, 285 atos infracionais e 54 menores apreendidos.
Além disso, 159 armas de fogo e 581 armas brancas foram apreendidas, e 314 veículos recuperados. No PROERD, programa de prevenção voltado a crianças e adolescentes, 16 escolas foram atendidas, totalizando 1.470 alunos beneficiados.
Acidentes e autuações de trânsito
O levantamento da PM apontou que os trechos urbanos com maior número de acidentes são as avenidas Dr. Ismael Alonso y Alonso, Dr. Adhemar Pereira de Barros, Brasil, Presidente Vargas, São Vicente e Abrahão Brickmann.
Entre os acidentes fatais, motocicletas lideram com 13 mortes, seguidas de atropelamentos (7), carros (3) e bicicletas (2). Nas rodovias, foram registradas 10 mortes.
Em relação às autuações de trânsito, houve aumento significativo em infrações graves: dirigir segurando o celular (+117%), manuseando o celular (+135%), avançar o sinal vermelho (+350%), avançar o pare (+733%), recusa ao teste do bafômetro (+147%) e dirigir alcoolizado (+132%). Houve redução de 28% nas autuações por descarga livre e aumento de 49% por condutores sem cinto de segurança.
Conscientização e desafios sociais
O coronel Lázaro reforçou que a conscientização da população é fundamental para reduzir acidentes e crimes: “se tivesse uma conscientização um pouco maior, esses números com certeza seriam menores.”
Ele também ressaltou a natureza social do crime: “nunca podemos esquecer que o crime acaba sendo um fato social, e por ser fato social, sempre vai estar atrelado à sociedade. Então a função da Polícia Militar acaba sendo mais de controle, porque infelizmente nós não vamos conseguir acabar ou zerar os índices criminais.”
O comandante agradeceu o apoio da Câmara Municipal, dos munícipes e de todos os policiais envolvidos nas ações, destacando o projeto de R$ 223 mil destinado à corporação pelos vereadores Daniel Bassi (PSD), Fransérgio Garcia (PL), Marco Garcia (PP) e Walker Bombeiro da Libras (PL).
Vereadores
O vereador Marcelo Tidy (MDB) elogiou os resultados, ressaltando a eficiência da Polícia Militar, mas lamentou que os números também refletem a triste realidade social. Ele comentou ainda sobre casos recentes de imprudência no trânsito.
Walker Bombeiro da Libras (PL) expressou gratidão e respeito à corporação: “O que eu puder fazer para retribuir é uma forma de gratidão, por tudo que os senhores fizeram por mim. Os senhores fazem parte da minha história, eu continuo correndo atrás de apoio para a Polícia Militar.”
O vereador destacou seu empenho na ampliação da atividade delegada, na busca por recursos para o batalhão e nas reformas das companhias.
Encerrando as manifestações, Daniel Bassi (PSD) agradeceu o trabalho da PM e destacou a atuação nas áreas rurais, principalmente na Operação Safra Segura, que integra as polícias Militar, Rodoviária e Ambiental para proteger lavouras de café durante a colheita, com patrulhamentos e bloqueios estratégicos.
“A gente vê a evolução e a cooperação cada vez maiores da polícia, e isso nos alegra muito”, afirmou, destacando a parceria entre as forças de segurança de São Paulo e Minas Gerais.