O vereador Claudinei da Rocha (MDB) utilizou a Tribuna na manhã desta terça-feira (7), durante a 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, para tratar de temas ligados à saúde pública.
Novas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Em sua fala, o parlamentar destacou a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e comentou a expectativa pela inauguração do Hospital Estadual.
Claudinei iniciou abordando a obra da UBS do Jardim Esmeralda – Residencial Perez Elias, ressaltando o quanto a unidade é aguardada pela comunidade.
“É um sonho dos moradores daquela região, pois há um posto de atendimento muito pequeno e os moradores aguardam ansiosamente a inauguração dessa nova UBS, que estará atendendo toda a região. No entorno estão nascendo vários bairros”, afirmou o vereador.
Ele acrescentou que acredita na entrega da obra já no próximo ano. “Acredito que já no próximo ano essa unidade será inaugurada”, disse.
UBSs Vila São Sebastião e Jardim Aeroporto III
O parlamentar também mencionou novas construções previstas para a Vila São Sebastião e o Jardim Aeroporto III, destacando a necessidade de ampliar a estrutura existente.
“Essa do Jardim Aeroporto III não tem estrutura para continuar atendendo a região. É um complexo muito grande, e a UBS é muito pequena, com muitos problemas”, observou.
Falta de leitos e novo Hospital Estadual
Ainda tratando da área da saúde, Claudinei comentou as reclamações de munícipes sobre a falta de leitos para internação e reforçou a importância da construção do Hospital Estadual.
“Só de falar que a previsão de inauguração é dezembro, isso é importante. Pode atrasar, mas só de falar uma data, mesmo que atrase, é importante — principalmente para nós vereadores, que estamos na ponta ouvindo o clamor da população”, afirmou.
Ele também alertou para a demora no atendimento e relatou um caso que acompanhou recentemente. “Estamos chegando ao ponto do paciente ficar esperando 10 dias para ser atendido. Acompanhei um caso esses dias: a pessoa conseguiu a vaga no décimo primeiro dia e, no décimo segundo, infelizmente, faleceu. É de cortar o coração.”
O vereador recordou ainda o empenho da Câmara Municipal na aprovação de projetos essenciais que permitiram o início das obras do Hospital Estadual, além das interlocuções políticas que viabilizaram a concretização do empreendimento.
Durante sua fala, Claudinei solicitou a exibição de um vídeo em que o prefeito Alexandre Ferreira, o secretário estadual da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, e o diretor da DRS VIII, Dr. Ricardo Bessa, comentam sobre a previsão de inauguração do hospital em dezembro.
“É uma boa notícia para todos nós. Vamos aguardar para que realmente isso aconteça”, concluiu o vereador.