A 40ª Sessão Ordinária da Câmara de Franca, marcada para a próxima terça-feira, 7 de outubro. O expediente começa às 9h e a votação da Ordem do Dia está prevista para as 14h.
Projeto de Lei cria o Dia Municipal do Fonoaudiólogo
Em pauta a proposta do vice-presidente da Câmara, vereador Walker Bombeiro da Libras (PL) que trata-se do Projeto de Lei Ordinária nº 136/2025, que institui o “Dia da importância e da relevância do fonoaudiólogo” no âmbito do Município de Franca.
O parlamentar destaca que “Instituir essa data no calendário oficial de Franca representa um gesto de valorização aos profissionais da fonoaudiologia, bem como um estímulo à realização de campanhas de informação e orientação junto à sociedade, fortalecendo o reconhecimento público dessa categoria que tanto contribui para o bem-estar coletivo”.
A proposta fixa o dia 9 de dezembro como a data oficial para celebração. O Poder Público poderá apoiar eventos, palestras e campanhas educativas em parceria com entidades da sociedade civil, a fim de valorizar a categoria e conscientizar a população sobre a importância do trabalho desses profissionais.
Câmara vota proposta para criação do “Dia Municipal de Incentivo ao Terceiro Setor” em Franca
De autoria do vereador Walker Bombeiro da Libras (PL), será analisado o Projeto de Lei Ordinária nº 138/2025, que institui o “Dia Municipal de Incentivo ao Terceiro Setor”, a ser celebrado anualmente no município de Franca em 31 de julho.
O parlamentar destaca que o terceiro setor é “um segmento fundamental para a promoção da cidadania, da solidariedade e do fortalecimento das políticas públicas.
Além disso, as entidades do terceiro setor desempenham papel estratégico na mobilização social, no incentivo ao voluntariado e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, pontua.
Câmara vota título de Cidadã Francana para Flávia Lancha
Na sessão desta semana, a Câmara Municipal de Franca vota o Projeto de Decreto Legislativo nº 14/2025, que concede o título de Cidadã Francana à Ilustríssima Senhora Flávia Lancha.
A homenagem foi proposta pelos vereadores Marcelo Tidy (MDB) e Zezinho Cabeleireiro (PSD) e será analisada em Plenário.
O título de Cidadão Francano é uma das mais altas honrarias concedidas pelo Legislativo municipal, destinado a personalidades que, mesmo não sendo naturais da cidade, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento social, cultural, econômico ou comunitário de Franca.
Câmara discute requerimentos sobre saúde e trânsito em Franca
Na sessão ordinária, os vereadores debatem e votam uma série de requerimentos voltados à saúde pública e à mobilidade urbana no município.
O vereador Donizete da Farmácia (MDB) apresentou o Requerimento nº 870/2025, solicitando informações ao prefeito Alexandre Ferreira sobre a chamada “carreta da cirurgia de catarata”, programa do Governo Federal. O parlamentar questiona se há previsão de que este tipo de atendimento seja disponibilizado à população francana.
Já o Requerimento nº 876/2025, de autoria do vereador Marcelo Tidy (MDB), cobra esclarecimentos quanto à qualidade da tinta usada nas pinturas de solo da sinalização viária em diversos pontos da cidade. O objetivo é verificar a durabilidade e a eficiência do material aplicado.
Na área da saúde, o vereador Leandro O Patriota (PL) apresentou o Requerimento nº 877/2025, que trata da indisponibilidade do exame BERA (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico) na Unidade da Saúde da Mulher. O pedido busca saber os motivos da suspensão e se há previsão para retomada do atendimento.
Fechando a lista, o Requerimento nº 881/2025, protocolado pela vereadora Andréa Silva (REPUBLICANOS), solicita informações sobre o planejamento da Prefeitura para a troca dos semáforos da cidade, considerando as frequentes falhas e panes que geram riscos à segurança no trânsito.
Câmara aprova moções de aplausos a entidades, eventos e personalidades de Franca
Os vereadores de Franca analisam uma série de moções de aplausos destinadas a reconhecer iniciativas sociais, culturais e de saúde que vêm contribuindo para a comunidade.
A Moção de Aplausos nº 160/2025, de autoria do vereador Claudinei da Rocha (MDB), em homenagem à Guina Academia, pela realização da 4ª Caminhada Setembro Amarelo – Exercício Físico no Combate à Depressão, ação voltada à conscientização e prevenção da depressão.
A Moção de Aplausos nº 162/2025, apresentada por Leandro O Patriota (PL), destinada à Associação de Instrução Popular e Beneficência – CEPROL, representada por sua diretora-presidente Maria Inês Coelho Rosa, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade francana.
O vereador Marcelo Tidy (MDB) foi autor de duas homenagens: a Moção de Aplausos nº 163/2025, ao empresário Matheus Calil, pela brilhante realização do Franca Rodeio Music, considerado um dos maiores e mais bem organizados eventos já promovidos no município; e a Moção de Aplausos nº 164/2025, destinada à médica Dra. Thalita Leal Leite Pimenta, pelo trabalho junto à Casa do Diabético e por sua trajetória marcada pelo compromisso com o próximo.
Por fim, a Moção de Aplausos nº 165/2025, de autoria do presidente da Câmara, Daniel Bassi (PSD), foi aprovada em reconhecimento a Luciano, Juliana e Wanderley, idealizadores do Café JOLEO, pelo exemplo de dedicação, trabalho e valorização das tradições familiares.
Câmara de Franca aprova apoio institucional ao evento do Dia das Crianças com a Polícia Civil
Os vereadores analisam ainda a Moção de Apoio nº 13/2025, de autoria do presidente da Casa, Daniel Bassi (PSD).
O documento manifesta apoio institucional à realização do evento “Dia das Crianças com a Polícia Civil”, que será promovido pela Polícia Civil do Estado de São Paulo no próximo 11 de outubro de 2025, das 9h às 12h, no Centro de Polícia Judiciária de Franca (Rua Dr. Marrey Júnior, 2411).